Conexsus

Curso Produção Sustentável no Sistema Cantareira | Minas Gerais

As inscrições estão abertas para o curso que será realizado nos dias 20 e 27 de março e 03 de abril, nas cidades de Camanducaia, Itapeva e Extrema, em Minas Gerais. O curso gratuito Produção Sustentável no Sistema Cantareira é uma oportunidade para produtores rurais aprenderem práticas com potencial de aumentar a produção e a lucratividade em propriedades rurais.

A capacitação formada por três módulos: Agrofloresta, Manejo de Pastagens/Sistemas Silvipastoris e Restauração Florestal integra as ações do Projeto Semeando Água, uma realização do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. O curso em questão é uma parceria do Projeto Semeando Água com duas iniciativas: a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ e a ELTI – Environmental Leadership & Training Initiative (Iniciativa de Liderança e Capacitação Ambiental), da Escola de Florestas e Estudos Ambientais da Universidade de Yale (EUA), com subsídios da Arcadia Fund – A charitable fund of Lisbet Rausing and Peter Baldwin. (Fundo Arcadia – um fundo beneficente de Lisbet Rausing e Peter Baldwin)

Segundo Alexandre Uezu, coordenador do Projeto Semeando Água, o curso tem entre os objetivos contribuir para o aumento do retorno financeiro dos produtores rurais por motivos que vão além dos limites da propriedade rural. “Na região, a lucratividade dos produtores rurais ainda é em média muito baixa, mas com as informações compartilhadas durante o curso, cada participante tem a chance de melhorar a própria realidade com orientações de especialistas no assunto. Agrofloresta, Manejo de Pastagem Ecológica e Restauração Florestal são práticas que possuem em comum a melhor proteção do solo, que tem como consequência a maior infiltração da água da chuva, o que contribui para a segurança hídrica do Sistema Cantareira”.

Desirée Lopes, diretora adjunta da ELTI, com o segundo curso em parceria com o Projeto Semeando Água, a ELTI soma esforços com o intuito de mostrar novas alternativas para a produção rural, que tem como elemento central diversificar e ampliar a renda de pequenos produtores rurais. “A ELTI acredita no treinamento e no apoio aos produtores rurais como estratégia para restaurar e conservar paisagens florestais, a biodiversidade e os meios de vida. Após o curso, os produtores rurais que assistirem à programação completa, ou seja, que participarem dos três dias de curso terão a oportunidade de inscrever projetos relacionados à restauração e conservação de acordo com seus próprios interesses e necessidades, solicitando financiamento, mentoria e assistência técnica”, pontua.

Eduardo Badialli, coordenador de cursos livres da ESCAS, também celebra a primeira ação conjunta de 2019 entre o Projeto Semeando Água, ELTI e ESCAS. “A parceria com a iniciativa ELTI do Brasil possibilita a ampliação dos resultados de capacitação e o cumprimento do nosso objetivo maior que é a transformação socioambiental, incluindo os projetos que o IPÊ já desenvolve.”

Garanta sua participação no curso

Envie mensagem para o WhatsApp (11) 97297-3516 do Projeto Semeando Água ou para cursoselti@ipe.org.br com seu nome completo, cidade onde está localizada a propriedade, número do CAR, atividade profissional, principais produtos da propriedade rural e contatos (e-mail e/ou telefone). Os inscritos receberão uma mensagem de confirmação e mais informações. O projeto subsidiará a alimentação dos participantes durante o curso.

Mais informações: semeandoagua-com@ipe.org.br / 11 97297-3516

Veja a programação completa no site do IPÊ.

www.conexsus.org
contato@conexsus.org
+55 (91) 3038-8821 / +55 (41) 99588-9818 / +55 (21) 3546-5432

Av. Romulo Maiorana, 2093
Belém-PA / Brasil / 66093-605