Conexsus

Aliança da Sociobiodiversidade

A Aliança da Sociobiodiversidade é direcionada à construção de uma rede de aliados da sociobiodiversidade, que reune organizações privadas, civis e instituições públicas compromissadas com o fortalecimento das cadeias de valor associadas à produção comunitária-tradicional, baseada no uso sustentável da biodiversidade

A Aliança

A Aliança da Sociobiodiversidade surgiu da percepção coletiva da necessidade de reunir esforços multissetoriais para fortalecer a produção comunitária-tradicional baseada non uso sustentável da biodiversidade. As primeiras discussões foram iniciadas em setembro de 2017, com o engajamento de empresas privadas, instituições públicas, organizações civis e de base, junto com a mobilização de atores estratégicos dos diferentes biomas brasileiros, a fim de se alcançar uma representatividade nacional sobre os desafios que envolvem o fortalecimento e a potencialização das cadeias de valor da sociobiodiversidade.

Mediada pela Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis, a construção coletiva da Aliança da Sociobiodiversidade teve o seu marco processual no dia 7 de maio de 2019, quando parte do grupo mobilizador esteve reunido em São Paulo em uma oficina de co-criação das diretrizes e modelos de funcionamento. Na ocasião, foram apresentados e discutidos direcionamentos concretos para a consolidação de uma estrutura de governança e sobre as linhas de ação multissetoriais da Aliança.

Linhas de Atuação

Desde de 2017, o delineamento da Aliança da Sociobiodiversidade passou pela construção coletiva de um conjunto de princípios que norteariam a sua atuação estratégica. A partir de noções de equidade, representatividade, transparência, comércio justo e soliariedade é que foram discutidas as linhas de ação multissetoriais para o fortalecimento das cadeias de valor da sociobiodiversidade.

São elas:

Mercados Justos

A Aliança não somente deve ser um espaço de facilitação do acesso a mercados justos, mas um ambiente de desenvolvimento de protótipos de relações comerciais justas entre os diferentes elos da cadeia de valor e que pode-riam servir de modelos futuros de relações comerciais.

Advocacy

Através de sua rede de mobilizadores, a Aliança deve produzir e compilar dados sobre a sociobiodiversidade brasileira para a redução das assimetrias de informação, a fim de colaborar para a construção de relações estratégicas mais transparentes e subsidiar com informações assertivas a construção e implementação de políticas públicas

Parceiros:

 

 

Faça parte

A Aliança da Sociobiodiversidade é direcionada à construção de uma rede de aliados da sociobiodiversidade. Toda organização privada, civil ou instituição pública compromissada com o fortalecimento das cadeias de valor associadas à produção comunitária-tradicional, baseada no uso sustentável da biodiversidade, é bem-vinda a participar da iniciativa e construir coletivamente os seus planos de ação.

Para participar, preencha o formulário de cadastro, para que possamos nos conhecer e enviar as últimas novidades sobre a Aliança:









www.conexsus.org
contato@conexsus.org
+55 (91) 3038-8821 / +55 (41) 99588-9818 / +55 (21) 3546-5432

Av. Romulo Maiorana, 2093
Belém-PA / Brasil / 66093-605