Desafio Conexsus

Voltar para Iniciativas

Mapear, conectar e potencializar

O Desafio Conexsus, realizado em 2018 e 2019, foi um primeiro conjunto de ações articuladas e direcionadas a testar e aprender como os negócios comunitários podem ser melhor estruturados e mais rentáveis, integrando cadeias produtivas mais justas e sustentáveis nos aspectos ambiental, econômico e social.

Mapeamento

Mais de mil organizações foram mapeadas e suas informações estão disponíveis em um mapa interativo, com diversas possibilidades de busca, segmentação e análise das informações declaradas pelas organizações. O acesso é online, aberto ao público e é possível fazer download de dados e informações.

Clique aqui para navegar pelo mapa.

Oficinas regionais

A partir do levantamento, foram realizadas 13 oficinas regionais de negócios comunitários sustentáveis, abrangendo organizações mapeadas pelo Desafio em todos os estados brasileiros.

No total, participaram 260 representantes de cooperativas, associações e outras organizações ligadas à agricultura familiar, agroecologia, agrofloresta e aos povos e comunidades tradicionais. Mais de 60 apoiadores, entre parceiros do Desafio Conexsus e das organizações, estiveram presentes.

Durante os encontros, pudemos aprofundar o conhecimento sobre os negócios comunitários sustentáveis e os desafios que enfrentam; abordar conceitos e modelos de desenvolvimento sustentável junto aos participantes e promover novas conexões entre as organizações, além de oportunidades de negócios.

Saiba como foi cada uma das oficinas, clicando aqui.

Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis

Com todas as informações e aprendizados coletados ao longo do mapeamento e das oficinas regionais, foi organizada uma sequência de iniciativas de construção conjunta de soluções para 70 organizações participantes do Desafio, composta por oficinas de modelagem de negócios, uma jornada de aceleração e laboratórios de finanças e de comercialização.

Mais detalhes sobre o Desafio Conexsus, e cada uma de suas etapas, podem ser encontrados na publicação ‘Rumo a Novos Desafios: Aprendizados no Desenvolvimento de Negócios Comunitários’, clicando aqui.

Parceiros