Conexsus lança publicação | Rumo a Novos Desafios: Aprendizados no Desenvolvimento de Negócios Comunitários

Voltar para Notícias

A Conexsus tem a alegria de compartilhar com todos os aprendizados que foram construídos junto com negócios comunitários de todo país. Os processos e histórias estão reunidos na publicação Rumo a Novos Desafios: Aprendizados no Desenvolvimento de Negócios Comunitários (Baixe a publicação completa aqui)

Os negócios comunitários viabilizam a produção e a comercialização de produtos de comunidades situadas nas zonas rurais de todos os biomas brasileiros. São realizados por famílias agricultoras, extrativistas e integrantes de povos tradicionais e indígenas.  Contribuem para gerar trabalho e renda para as comunidades, muitas vezes como única alternativa ao uso predatório dos recursos naturais. Dessa forma, essas organizações têm impacto socioambiental essencial em todo território nacional.

Recheado de situações e desafios reais enfrentados pelos empreendimentos comunitários, a publicação compartilha as ferramentas, soluções e aprendizados construídos de forma conjunta pelas organizações e seus agentes. 

A Conexsus acredita que a apresentação de exemplos concretos e a exposição das ferramentas utilizadas podem inspirar outros negócios comunitários a se organizarem e frutificarem.

Na sua jornada, as organizações precisam contar com abordagens integradas, que combinam o uso de ferramentas de gestão com as de acesso a mercados e a financiamentos. A promoção de mudanças sistêmicas, que possibilitem a um grande número de organizações se beneficiar de avanços, segue dependendo da ação articulada e complementar de muitos integrantes do ecossistema de apoio aos negócios comunitários de impactos socioambientais.

A Conexsus continua buscando esta ação conjunta no desenvolvimento de soluções que promovam a melhor gestão e qualidade de vida para todos os integrantes dos negócios comunitários aliada a preservação do meio ambiente e dos biomas brasileiros, rumo a novos desafios. Esperamos que a leitura seja muito proveitosa.