Conexsus segue em construção colaborativa do Guia de Boas Práticas em Mercados Responsáveis

Voltar para Notícias

O fórum online reuniu negócios comunitários e de impacto socioambiental, parceiros e empresas para a apresentação dos resultados das ações já realizadas e os caminhos já percorridos na elaboração do Guia.

Na tarde de terça-feira (16), a Conexsus por meio do Núcleo Inteligência de Mercados realizou o “Fórum para devolutiva dos dados coletados nas ações já realizadas pelo Projeto Mercados Responsáveis”, o conteúdo forma a base do documento em elaboração colaborativa, “Guia para Boas Práticas de Mercados Responsáveis”, com publicação prevista para outubro de 2024.

“Com o Guia pretendemos orientar e guiar as relações comerciais responsáveis e éticas para um patamar de realizações concretas, com relacionamentos de longo prazo, aumento do volume de vendas e fortalecimento do mercado dos produtos da sociobiodiversidade”, explica Lara Ciari, do Núcleo de Inteligência de Mercados da Conexsus.

“Este é um trabalho que consolida muitas coisas que já estamos fazendo ao longo do último ano, com entrevistas, oficinas e também uma revisão bibliográfica importante sobre tudo que já existe sobre boas práticas”, complementa a consultora Fabiana Munhoz. O trabalho compilado reúne referências sobre comércio ético ou responsável de produtos da sociobiodiversidade.

 

A elaboração do Guia integra o Programa Mercados Responsáveis, da Conexsus, que conta com apoio da Trafigura Foundation. Entre os resultados esperados com a criação de um guia de boas práticas para relações comerciais éticas e sustentáveis entre negócios comunitários e empresas compradoras se destacam: conhecimento e ferramentas para ampliação de arranjos comerciais responsáveis, em especial aqueles que contribuem para as cadeias da socioeconomia do bioma da amazônia; framework para criação e monitoramento de indicadores do alcance social e ambiental das cadeias de fornecimento por negócios comunitários e soluções de investimentos, em parceria com empresas compradoras, para ampliar competitividade dos arranjos comerciais responsáveis.

O Guia pretende ser um instrumento importante para públicos como negócios comunitários e compradores responsáveis, neste caso, no âmbito da indústria alimentícia, indústria de cosméticos, cadeia da borracha e varejo de alimentação.

 

O processo metodológico para a criação do Guia partiu da compreensão do contexto, com benchmark e estudos de casos de arranjos comerciais responsáveis; Cocriação, com a realização de oficinas com empresas, negócios comunitários e organizações parceiras que buscam qualificar e fortalecer suas relações comerciais e agora segue na fase da elaboração, que será seguida pela fase do piloto, com apoio à implantação das práticas do Guia junto a empresas e negócios comunitários pioneiros, que buscam ser referência na bioeconomia sustentável, inclusiva e competitiva.

Na perspectiva do fluxo de desenvolvimento, o Guia prevê o seguintes passos: Início da negociação, na qual o principal objetivo é alinhar intenções, expectativas e resultados esperados da relação comercial; Análise da maturidade comercial do fornecedor;  Cadastro de fornecedor e produtor; Plano de adequação; Definição das condições comerciais; Formalização da venda e por fim o pós-venda.