Um modelo para relações comerciais sustentáveis
O Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) lança o Guia de Boas Práticas para Mercados Responsáveis, desenvolvido para o público interessado em fortalecer as relações comerciais nos mercados de impacto socioambiental.
A publicação, disponível para download gratuito, é um material organizado por especialistas em mercado de impacto para contribuir com estratégias de comercialização de produtores comunitários e comunidades tradicionais para empresas, compradores, associações setoriais, organizações de apoio e fornecedores.
Mercados responsáveis são aqueles que incorporam práticas sustentáveis, éticas e socialmente justas em suas operações e cadeias de valor.
Eles buscam equilibrar o crescimento econômico com impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade, promovendo transparência, equidade e responsabilidade corporativa.
São construídos a partir de alianças entre empresas e negócios comunitários, em um contexto de sociobioeconomia sustentável e inclusiva.
Os mercados responsáveis não estão isolados das trocas comerciais que já existem — mas fazem parte de um ecossistema mais amplo, onde negócios sustentáveis, relações comerciais justas e mecanismos financeiros acessíveis se conectam para impulsionar um modelo econômico mais equitativo e regenerativo.
Para que cadeias produtivas da sociobiodiversidade prosperem de maneira sustentável, é essencial integrar quatro pilares fundamentais:
Essa integração permite que produtos como o cacau, a borracha, castanhas, o pirarucu, o açaí, alcancem mercados mais amplos, promovendo geração de renda, conservação ambiental e inclusão econômica.
O Guia de Boas Práticas para Mercados Responsáveis é um referencial técnico para aprimorar processos comerciais, contemplando:
Para Pedro Frizo, diretor de operações da Conexsus, um dos principais desafios para consolidar a sociobioeconomia no Brasil está na diversificação dos circuitos de comercialização entre negócios comunitários e compradores de diferentes portes:
“Ao longo de seus mais de seis anos de atuação, a Conexsus percebeu o interesse crescente de empresas em estabelecer processos de aquisição com essa base rural sustentável, mas ainda com poucos elementos de apoio e orientação sobre como estruturá-los. Neste sentido, o Guia de Boas Práticas apresenta um caminho prático para criar arranjos de compra e fornecimento responsáveis, contribuindo para ampliar a movimentação financeira nas cadeias de valor e gerar renda para povos e comunidades tradicionais.”
Esta iniciativa conta com o apoio da Trafigura Fundation, colaboração de Imaflora, Origens Brasil, Directto, e parceria do Ministério Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Cooperação Alemã, Giz e ECO Consult.