Conexsus

ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (MMA), criada em 28 de agosto de 2007 pela Lei 11.516/2007, que tem como missão proteger o patrimônio natural brasileiro e promover o desenvolvimento socioambiental. Compete ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) na proposição, implementação, gestão, fiscalização e monitoramento das Unidades de Conservação federais, além de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade brasileira e da sociobiodiversidade.

Neste contexto, um dos Centros de Pesquisa no âmbito do ICMBio, é o Centro de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT) que foi estabelecido pela portaria 78 de 03 de setembro de 2009, e seu objetivo é definido em promover a pesquisa científica em manejo e conservação de ambientes e territórios utilizados por povos e comunidades tradicionais, seus conhecimentos, modos de organização social, e formas de gestão dos recursos naturais, em apoio ao manejo das Unidades de Conservação federais.

ICMBio e Conexsus estreitam laços ao alinhar mais um projeto em cooperação conjunta, no intuito de gerir os recursos oriundos de compensação ambiental. Uma nova portaria autoriza a criação, por parte do Instituto, de um fundo privado para captação desses recursos, e a Conexsus, juntamente com a Fundação Moore, vai auxiliar nesse desenvolvimento.

O ICMBio é parceiro do Desafio Conexsus, e do Lab SAF.

www.conexsus.org
contato@conexsus.org
+55 (91) 3038-8821 / +55 (41) 99588-9818 / +55 (21) 3546-5432

Rua Ângelo Custódio, 728
Belém-PA / Brasil / 66020-710

Email cadastrado com sucesso!