Conexsus

Belém recebe evento voltado a negócios comunitários sustentáveis

Desafio Conexsus realiza oficina voltada ao desenvolvimento de cooperativas e associações da região

No dia 14 de junho, Belém recebeu a primeira atividade do Desafio Conexsus – Negócios Comunitários + Sustentáveis. Voltado a representantes de cooperativas, associações e parceiros, o evento teve início às 8h30 e terminou às 18h, com uma programação de atividades voltadas aos negócios de base comunitária da região. Apoiaram o evento e são parceiros cocriadores do Desafio o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o Instituto Peabiru e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Econômica Solidária (Unicafes).

A iniciativa é da Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis e tem como objetivo desenvolver, no período de um ano, soluções para ampliar a comercialização, o acesso ao crédito e a outros instrumentos financeiros adequados a negócios comunitário sustentáveis em todo o Brasil. “Foi uma oportunidade de conhecermos os participantes e de eles conhecerem mais sobre o Desafio, suas etapas e as soluções que poderão ser criadas. O encontro teve painéis e debates sobre como estruturar negócios comunitários e cadeias produtivas sustentáveis, como compor novos arranjos para a comercialização e sobre como instrumentos financeiros podem contribuir para o crescimento e sustentabilidade de negócios como estes”, explica a diretora de operações da Conexsus, Carina Pimenta.

Para participar, as organizações precisaram preencher um cadastro online, que ficará disponível para novos cadastros ainda até o dia 30 de junho. As informações sobre os participantes estão disponíveis para consulta pública em um mapa e um panorama online no site do desafio – www.desafioconexsus.org. Podem realizar o cadastro organizações de base comunitária que atuam nas cadeias produtivas da alimentação saudável e sustentável, da produção agroflorestal, do extrativismo, de produtos da sociobiodiversidade, da pesca artesanal e do manejo florestal sustentável.

As organizações que se cadastrarem no Desafio poderão ser convidadas a participar das próximas atividades e oficinas. Mais informações: www.desafioconexsus.org

São parceiros estratégicos do Desafio a Good Energies Foundation, Instituto Grupo Pão de Açúcar, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e Moore Foundation, Fundo Amazônia, Fundo Vale, Fundação Certi e GIZ – Cooperação Alemã para o desenvolvimento sustentável.

Galeria de fotos

www.conexsus.org
contato@conexsus.org
+55 91 3038-8821

Rua Ângelo Custódio, 728
Belém-PA / Brasil / 66020-710

Email cadastrado com sucesso!