O que fazemos?

Atuamos em todos os biomas brasileiros em três eixos: modelagem de negócios de impacto; ampliação e fortalecimento das conexões entre os negócios comunitários e mercados; e soluções financeiras inovadoras.

Dentro desse ecossistema, a Conexsus busca se tornar um parceiro nacional e internacional em economia do campo e da floresta, que inclui negócios comunitários, por meio de alianças com parceiros estratégicos, orientadas ao aumento do impacto das suas iniciativas.

Eixo Modelagem de negócios

Por meio de diferentes veículos e adotando uma perspectiva de escala, a Conexsus busca caminhos efetivos para a viabilidade financeira dos negócios comunitários. Com a ampliação das oportunidades de comercialização de seus produtos em cadeias produtivas sustentáveis nos aspectos econômico, ambiental e social, os negócios comunitários melhoram o seu posicionamento no ecossistema de negócios,tornando-se mais estruturados e rentáveis.

Além disso, a Conexsus apoia a trajetória de desenvolvimento dos negócios por meio de mecanismos adequados de acesso ao crédito e ao financiamento.

A abordagem de desenvolvimento de negócios leva em conta diferentes estágios de maturidade das organizações, que podem seguir ciclos de modelagem de negócios básicos ou jornadas de aceleração mais avançadas.

Os objetivos
fundamentais destas
iniciativas são:

  • Melhoria da capacidade de gestão dos negócios comunitários
  • Melhoria da estrutura e capacidade produtiva das organizações
  • Fortalecimento da governança das organizações comunitárias
  • Geração de inteligência de mercado
  • Diversificação e Ampliação do acesso a mercados
  • Habilitação dos negócios para acesso a crédito
  • Disseminação do conhecimento para as organizações parceiras e negócios comunitários apoiados

Eixo Acesso a Mercados

Nesse eixo, nosso trabalho concentra-se em promover
a conexão dos negócios comunitários com os mercados,
sejam locais, regionais, nacionais ou internacionais.

Estes esforços estão sendo realizados por meio da iniciativa Negócios pela Terra, que em 2019 mobilizou 82 empresas de todo Brasil que são potencialmente compradoras da produção dos negócios comunitários. As cadeias de alto impacto mais demandadas foram: açaí, pescado, castanha, algodão, madeira, cacau e fruticultura, com demandas nos setores de alimentação saudável, produtos de limpeza e ingredientes alimentícios. Essa demanda, porém, é dinâmica e está em permanenteprocesso de crescimento.

Os requisitos de compras desses mercados são considerados na modelagem de negócios e no desenho de novos arranjos de comercialização. Entre as iniciativas desenvolvidas estão a promoção do acesso a canais de comercialização como, por exemplo, plataformas on line e marketplaces.

Um dos principais resultados desse eixo são arranjos comerciais realizados com um atento trabalho da Conexsus na curadoria e , se necessário, desenvolvimento dos produtos oriundos dos negócios comunitários. Além disso, também apoiamos essas operações, fortalecendo arranjos que necessitam de investimentos financeiros.

Finanças de Impacto

O acesso a recursos financeiros fortalece e expande os negócios comunitários, sendo crucial para sua sustentabilidade financeira. Porém, existem poucos veículos financeiros adequados à realidade dos negócios comunitários em seus diferentes estágios de desenvolvimento.

Nossa abordagem é usar soluções financeiras híbridas, combinando recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis para facilitar o acesso ao crédito oficial e programas de compras públicas.

Além disso, combinamos o acesso a novos mecanismos financeiros com assessoria técnica sobre estratégia, educação financeira e monitoramento dos resultados para os negócios.

Realizamos investimentos utilizando mecanismos financeiros inovadores, como modelos de garantias (aval), recuperação de crédito e empréstimos ágeis de curto prazo para permitir que as organizações comunitárias ampliem seu acesso ao crédito em mercados formais, diversifiquem suas fontes de financiamento e alavanquem os negócios.

Para que o acesso ao crédito ganhe escala, desenvolvemos uma proposta de constituir uma rede de ativadores de crédito. Estes ativadores orientam extrativistas e agricultores familiares no planejamento e na obtenção de financiamentos rurais e na utilização do crédito rural para atividades produtivas geradoras de renda. A implementação desta estratégia contempla a metodologia de formação dos ativadores, além de mentoria e acompanhamento do resultado do trabalho dessa rede.

Já temos parcerias formais com duas instituições financeiras brasileiras para desenvolver modelos de financiamento adaptados para negócios comunitários, o Banco da Amazônia e o Sistema de Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Sistema Cresol). Futuramente, visamos consolidar uma aliança com um conjunto mais ampliado de instituições financeiras, que por ser mais inclusiva mudará o perfil do crédito rural de impacto sustentável no Brasil.

Fundo socioambiental
Conexsus

Esta é uma empresa social criada e gerenciada pela Conexsus, que fornece serviços financeiros personalizados a negócios comunitários rurais e florestais e pequenas empresas. O Fundo Socioambiental Conexsus recebeu seu capital-semente do Fundo Vale e da Fundação Good Energies.

Em 2019, o Fundo executou 17 protótipos que alavancaram cerca de R$ 4,6 milhões (alavancagem de 1:5) de outros financiamentos, sobretudo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf – para extrativistas.

Em 2020, o Fundo foi selecionado pela rede global de investidores Global Innovation Lab for Climate Finance como instrumento financeiro inovador para acelerar negócios comunitários e florestais.

O Fundo oferece
instrumentos
inovadores como:

  • Garantia (de aval) de crédito: facilita a concessão de financiamento oficial nos bancos, diminuindo o risco potencial dos bancos. Os bancos geralmente enfrentam dificuldade para analisar o potencial de retorno e o nível de risco dos negócios comunitários rurais e florestais.
  • Recuperação de crédito: muitas cooperativas e associações possuem pequenas dívidas bancárias, o que as impede acessar novos empréstimos. O Fundo realiza pequenos empréstimos para que elas recuperem sua capacidade de crédito.
  • Empréstimos ágeis: desenhados especialmente para pequenas empresas com impacto positivo no ecossistema de negócios da sociobiodiversidade.
  • Social “equity”: aporte de pequenos investimentos para pequenas e médias empresas que têm grande potencial de inovação e impacto socioambiental.