1° Encontro virtual dos(as) Ativadores(as) de Crédito Socioambiental da Conexsus

Voltar para Notícias

Com a participação de mais de 40 pessoas, a Conexsus realizou, nesta terça-feira (17/12), o 1° Encontro virtual dos(as) Ativadores(as) de Crédito Socioambiental da Conexsus, reunindo lideranças, parceiros e Ativadores/as de Crédito de diferentes regiões do Brasil. O Webinar, teve como tema central “Pronaf: transformando desafios em oportunidades para a Sociobioeconomia”.

O Líder de Crédito Socioambiental da Conexsus, Fernando Moretti, destacou a importância do trabalho dos/as Ativadores/as de Crédito Socioambiental e apresentou o histórico da Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental e parceiros, uma iniciativa fundamentada na formação da base técnica local para ampliar o acesso ao crédito e fomentar práticas sustentáveis de produção e manejo.

Renan Matias, Coordenador da Rede de Ativadores, apresentou os principais resultados alcançados até 2024, por meio de uma linha do tempo que destacou os marcos importantes. Entre os resultados, foram enfatizados o aumento no acesso ao crédito, a melhoria da assistência técnica e a regularização documental das organizações atendidas. Uma interação com os participantes permitiu que eles apontassem o resultado mais marcante da Rede, com a maioria dos votos “Fomento das primeiras oportunidades no acesso ao crédito.

Perspectivas para 2025

O painel sobre perspectivas para 2025 trouxe informações práticas e novas oportunidades no acesso ao crédito. Fernando Moretti, anunciou a parceria com a Caixa Econômica Federal, focada no Pronaf B, dentro do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, além de outras frentes com instituições financeiras.

O evento também contou com as contribuições regionais dos Mentores de Crédito da Conexsus, trazendo estratégias específicas para potencializar o acesso ao crédito. Paula Pannain apresentou as demandas e oportunidades no Sul da Bahia, enquanto Carlos Ramos destacou as potencialidades no Marajó. João Victor abordou os desafios e estratégias para as regiões Transamazônica, Xingu e Baixo Tapajós, ampliando o diálogo sobre o crédito como ferramenta para o desenvolvimento sustentável.

Vivências e desafios superados

Um dos momentos mais inspiradores foi o espaço dedicado às vivências dos/as Ativadores/as de Crédito Socioambiental, com relatos de conquistas importantes e desafios marcantes. Representantes de diversas regiões, como Josué da COOPERMATA (Sul da Bahia), Gracionice da Cooperativa Manejaí (Marajó), Ana Azevedo da COOPERCAU (Transamazônica), Jessé da ATAMP (Médio Purus), Stephanie da VItalEko (Rondônia), Solange da CAMPPAX (Pará) e Roberto da AMARU (Amazonas) compartilharam histórias de sucesso na facilitação do acesso ao crédito e dificuldades enfrentadas.

Além de celebrar as vitórias, os depoimentos trouxeram reflexões sobre os desafios ainda presentes no processo, reforçando a necessidade de diálogo contínuo e cooperação entre os diferentes atores da Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental.

Construção coletiva e compromisso com o futuro

O evento foi encerrado com um espaço aberto de interação entre os participantes, onde foram discutidas expectativas e dificuldades para os próximos passos da Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental. Fernando Moretti, encerrou o encontro reafirmando o compromisso da Conexsus em fortalecer o trabalho dos/as Ativadores/as de Crédito Socioambiental e ampliar o impacto positivo dessa iniciativa.

O 1º Encontro Virtual dos/as Ativadores/as de Crédito Socioambiental marcou um momento importante de troca, aprendizado e planejamento para o futuro, consolidando o crédito como ferramenta essencial para o desenvolvimento de uma Sociobioeconomia mais inclusiva e sustentável.