Os benefícios do cacau: para as pessoas e para o planeta

Voltar para Notícias

A plantação de cacau, uma árvore nativa e originária da Amazônia, é feita em conjunto com outras espécies típicas da floresta, como o mogno. Essa prática garante a preservação da floresta e inibe o alastramento de pragas, comuns entre as monoculturas. As árvores e os frutos do cacau crescem sob a sombra da floresta. Com essa relação, podemos afirmar: para ter cacau, é preciso ter floresta.

Quando o chocolate, principal produto do cacau, foi descoberto pelos colonizadores espanhóis, ele era uma bebida amarga e apimentada. Entre os povos originários das américas, ele era consumido somente por governantes e soldados, pois dava força e vigor àqueles que o bebiam.

Ao chegar na Europa, o cacau recebeu o nome científico de Theobroma Cacao, que significa “alimento dos deuses”. Hoje em dia, o chocolate ainda é ligado à sensação de elevação e prazer, mas, além da alma, o consumo do cacau traz benefícios para o corpo. Veja a seguir. 

Benefícios do consumo do cacau para o corpo

1) ANTIOXIDANTES – Moléculas de carga positiva que neutralizam os radicais livres do nosso organismo.  Eles inibem a danificação de células sadias do nosso corpo e o aparecimento de doenças como o câncer, e retarda processos de envelhecimento. 

2) O cacau é a fonte número um de MAGNÉSIO – Bom para o funcionamento do coração.

3) THEOBROMINA – Dilata os vasos e brônquios, estimulando o sistema cardiopulmonar, melhorando o desempenho muscular e o fluxo nervoso e diurético.

4) FERRO, COBRE E MANGANÊS – Importantes para o transporte de oxigênio feito pela hemoglobina do sangue.

5) CROMO – Ajuda a balancear os índices de açúcar.

6) ZINCO – Importante para a pele e para o sistema imunológico.

7) VITAMINA C – Uma das principais moléculas responsáveis por aumentar a imunidade.

8) RETINOL, ÁCIDO ASCÓRBICO E VITAMINAS A, B1, B2 e B3 – Promovem a hidratação e a oxigenação da pele.

9) TRIPTOFANO – Aminoácido que eleva os níveis de serotonina no sistema nervoso central, provocando a sensação de prazer e bem-estar.

10) ANANDAMIDA – Liberada em momentos de entusiasmo, aumentando ainda mais essa sensação de felicidade!

O Cacau na Conexsus

Além de todos os benefícios para as pessoas, a produção do cacau é um exemplo claro de que os negócios sustentáveis podem ser rentáveis para os agricultores e extrativistas.

Ao priorizar o cacau como um dos seus focos de atuação, a Conexsus espera que cada vez mais a singularidade do cacau brasileiro seja reconhecida local e internacionalmente — tanto por seu sabor quanto por ser responsável por manter a floresta de pé, preservada e produtiva.