Acesso a crédito potencializa atuação da Grande Sertão no Cerrado e na Caatinga

Voltar para Notícias

 

A quinta operação com a cooperativa financia a compra de pequi, buriti, fava d’anta e juá, de cooperados, fortalece a cadeia produtiva regional, gera novas possibilidades e crescimento.

Agricultores familiares e agroextrativistas associados. Cerca de 35% do quadro social é composto por mulheres.

 

 

“A questão do crédito é muito importante para a cooperativa Grande Sertão e para as cadeias produtivas do Norte de Minas Gerais, porque essa operação possibilita que a cooperativa consiga melhorar seu processo de aquisição de produtos da sociobiodiversidade, sobretudo, do Cerrado e da Caatinga, facilitando o processo de pagamento dos agricultores”, destaca o Gerente de Projetos da Grande Sertão, Wendeo Silva Souza. 

 

O acesso ao crédito cria condições para que a cooperativa consiga efetuar o pagamento dos agricultores à vista, no ato da entrega dos produtos da sociobiodiversidade ― pequi, buriti, fava d’anta e juá  ―, sem precisar esperar o beneficiamento e venda desses produtos para disponibilizar o recurso. “Para o agricultor que depende desse dinheiro para sua subsistência ter esse retorno imediato significa muito.  Além disso, não é só dinheiro com juros acessíveis, a Conexsus também disponibiliza a sua assessoria para nos ajudar em diversos pontos que são cruciais para o negócio comunitário: organização financeira, elaboração de fluxo de caixa, planejamento produtivo, definição de preço, análise de taxa de retorno, de balanços, captação de novos negócios e captação de parceiros comerciais. Então, a Conexsus  não é uma organização que oferece somente crédito facilitado, também presta esse serviço que beneficia toda nossa rede de cooperados”, completa Souza. 

 

Operação de crédito

A cooperativa está inserida no Programa de Assessoria da Conexsus aos Negócios Comunitários desde de 2020. Neste período já foram realizadas cinco operações de crédito, que somadas chegam ao valor de R$ 1,2 milhão, com juros acessíveis, para aquisição total de 51 toneladas de pequi, buriti, fava d’anta e juá, gerando renda  para 170 produtores da base social, de acordo com o preço de mercado e à vista. O acesso ao crédito beneficia a produção extrativista com manejo sustentável no bioma Cerrado, em estimados 1.190 hectares no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e a Terra Indígena Xakriabá. 

 

“Toda a produção dos cooperados é baseada no extrativismo sustentável e de base agroecológica”, destaca o Coordenador do Programa de Assessoria aos Negócios Comunitários da Conexsus, Adriano Santos. 

 

De todos os frutos nativos do Cerrado, o pequi é o mais consumido e comercializado, e o mais bem estudado nos aspectos nutricional, ambiental e econômico.

 

“A expectativa é que a gente consiga alavancar a cadeia produtiva do pequi. Fazer com que a Grande Sertão se torne referência na produção, beneficiamento e comercialização do fruto. Esse capital vai possibilitar que a gente possa fortalecer essa cadeia aproveitando melhor os frutos da safra e reforçando o nosso nome enquanto grande parceiro comercial, enquanto cooperativa que trabalha com frutos do Cerrado, sobretudo, pequi e alcançar também novos mercados. Quando a gente aumenta o beneficiamento, aumenta o aproveitamento do fruto, consegue aumentar também as redes de comercialização e elaborar mais contratos de venda do produto”, conclui o Gerente de Projetos da Grande Sertão, Wendeo Silva Souza.

 

A cooperativa 

A Grande Sertão é uma organização de agricultores familiares e agroextrativistas que atua desde 2003, com sede em Montes Claros, Norte de Minas Gerais. A área de atuação da Cooperativa compreende em torno de 27 municípios e cinco territórios (Alto Rio Pardo, Baixada San-Franciscana, Gerais da Serra, Planalto e Serra Geral). Conta com 261 associados ativos, beneficiando mais de duas mil famílias de agricultores familiares e agroextrativistas da região. Cerca de 35% do quadro social é composto por mulheres. Muitos núcleos comunitários, representados por associações e cooperativas, são compostas majoritariamente com a participação feminina, como a Cooperativa Mulheres do Cerrado e a Associação Delícias do Salto, dentre outras.  A aproximação com a Conexsus se deu ainda em 2018, durante o Desafio Conexsus.

 

Os agricultores familiares e agroextrativistas que compõem o quadro de cooperados da Grande Sertão são lideranças com representação local e regional reconhecida e que desempenham um importante papel de articulação e mobilização social.