Ativa Amazônia: 1° encontro técnico de ativadores de crédito da Conexsus aborda organizações como protagonistas do crédito socioambiental

Voltar para Notícias

Realizado nos dias 04 e 05 de maio, em Belém (PA), o evento reuniu ativadoras e ativadores de crédito de toda a região amazônica

Retomando os eventos presenciais, a Conexsus realizou nos dias 04 e 05 de maio, em Belém (PA), o Ativa Amazônia – 1° Encontro Técnico de Ativadores Socioambientais da organização.

Com o tema ‘Organizações comunitárias como protagonistas do crédito socioambiental’ o evento reuniu pela primeira vez ativadoras e ativadores de toda a região amazônica, e suas organizações, que fazem parte da rede CrediAmbiental da Conexsus.

Evento reuniu pela primeira vez ativadoras e ativadores de toda a região amazônica, e suas organizações, que fazem parte da rede CrediAmbiental da Conexsus.

Em uma programação completa, o encontro promoveu a reflexão e debate sobre temas como o papel das cooperativas como agentes de desenvolvimento sustentável nos territórios e gênero e gerações no campo, além de proporcionar espaços para a troca de vivências e aprendizado.

Excelente oportunidade para aprimorar as ferramentas de trabalho, a partir das oficinas práticas de uso das tecnologias, linhas de crédito e do sistema BASA Digital, e também para aproximar os atores da rede, como destaca Fernando Moretti, coordenador da CrediAmbiental: “Além das oficinas e dos temas expostos, a integração com as diretorias das organizações parceiras e a CrediAmbiental também marca o fortalecimento do modelo”, afirma.

Convidado da mesa de abertura do evento, Valdecir Tose, presidente do Banco da Amazônia, principal parceiro da iniciativa, destacou a importância do trabalho desempenhado pela rede, determinante, segundo ele, para a missão da instituição de desenvolver a Amazônia em bases sustentáveis, fazendo com que o crédito chegue de fato às comunidades que tanto necessitam desse recurso.

Na ocasião, Tose participou, junto com Frineia Rezende, diretora de desenvolvimento institucional da Conexsus, da assinatura simbólica de contrato de crédito da ASMOGA (Associação dos Moradores Agroextrativistas do Assentamento Acutipereira), de Portel, no estado do Pará.

Acordo de cooperação com a Embrapa Amazônia Oriental

Ainda durante o primeiro dia de evento, Conexsus e Embrapa Amazônia Oriental assinaram um acordo de cooperação de dois anos para o treinamento e a capacitação de agentes multiplicadores e de crédito socioambiental, e de produtores e extrativistas, para a produção sustentável da agricultura familiar e da biodiversidade no Território do Marajó (PA).

Frineia Rezende, diretora de desenvolvimento institucional da Conexsus, e Walkymário Lemos, chefe geral da Embrapa Amazônia Oriental, assinam acordo de cooperação.

Para Walkymário Lemos, Chefe Geral da Embrapa Amazônia Oriental, a celebração da parceria reafirma o compromisso mútuo das instituições em construir impacto positivo para a população amazônica e para este bioma, em um enfrentamento direto para “tirar parte desta população da invisibilidade tecnológica e social”.

Gênero e geração nas organizações comunitárias

O segundo dia do encontro técnico se debruçou sobre o debate da importância e os benefícios de ações afirmativas de gênero e geração nas organizações comunitárias.

Luciana Marcolino, assessora para o desenvolvimento de negócios comunitários da Conexsus, e uma das oradoras do evento, afirma que as mulheres e a juventude têm um papel crucial dentro das organizações, mas que ainda precisam ter sua presença legitimada nos espaços produtivos.

“Construir a defesa dos territórios passa pela construção, ou pela desconstrução dessas desigualdades, que afetam em maior grau mulheres e jovens”, pontua Marcolino. “Por isso, o debate sobre o tema se faz tão necessário, principalmente em ambientes como o do encontro técnico”, completa.

Assessoria no campo e na floresta

A reta final do evento foi marcada por duas rodadas de oficinas práticas, direcionadas às ativadoras e ativadores (ferramentas, tecnologias e PRONAF) e às diretorias das organizações (diagnóstico e dinâmica dos assessores de negócios da Conexsus).

Diretorias das organizações participam da oficina de diagnóstico e dinâmica dos assessores de negócios da Conexsus.

A partir desta última, as organizações iniciam agora uma jornada de aperfeiçoamento ao embarcarem no Programa de Assessoria da Conexsus que ampliará o trabalho junto a esses negócios comunitários.

Para Frineia Rezende, “a retomada das atividades presenciais, a partir desse importante encontro, fortalecerá o trabalho de ativação e alavancará o desenvolvimento das organizações com maior agilidade.”