Carina Pimenta assume a Secretaria Nacional de Bioeconomia a convite da Ministra Marina Silva

Voltar para Notícias

Carina Pimenta, diretora executiva do Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), aceitou o convite da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e assume nas próximas semanas a Secretaria Nacional de Bioeconomia, órgão inédito na estrutura do governo federal.

Formada em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade de Sussex, Carina cofundou a Conexsus em 2018, tendo passado antes por organizações do setor privado e da sociedade civil. Como diretora executiva da organização, se dedicou à construção de novas soluções e alianças nas áreas de finanças de impacto socioambiental, desenvolvimento de negócios comunitários e acesso a mercado.

“O convite é uma oportunidade única para criar e expandir políticas públicas estruturantes para a bioeconomia, impulsionando um novo modelo de desenvolvimento sustentável”, afirma Carina Pimenta. “A experiência prática desenvolvida pela Conexsus junto de centenas de negócios comunitários e de tantos outros parceiros da sociedade civil, e dos setores privado e financeiro, traz insumos importantes para a formulação dessas políticas”, destaca.

Marco van der Ree, um dos conselheiros presentes desde a fundação da Conexsus, e atuante mesmo antes do início da organização, assume interinamente a posição. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Amsterdã, onde pesquisou a política da biodiversidade brasileira, Marco atuou por 17 anos em vários postos das Nações Unidas ao redor do mundo. Nos últimos sete, trabalhou com diversas ONGs internacionais na área de desenvolvimento sustentável, liderando gestão de parcerias, comunicação e mobilização de recursos.

“A escolha [para a Secretaria] reflete a liderança excepcional de Carina e evidencia as contribuições feitas pela Conexsus para a formulação de políticas para a bioeconomia no Brasil”, afirma Valmir Ortega, presidente do Conselho Deliberativo da Conexsus. “Vemos este momento de transição, para a Conexsus e para o Brasil, como uma grande oportunidade de crescimento para o trabalho da organização”, finaliza.

A Conexsus e seus colaboradores desejam sucesso à Carina na nova posição e fazem votos para que ela continue ampliando as conexões sustentáveis para a conservação de biomas ameaçados e manutenção da floresta em pé.