Chamada para a linha de crédito emergencial do Fundo Conexsus se encerra nesta segunda-feira (31)

Voltar para Notícias

Mais de 150 propostas de todas as regiões do Brasil foram submetidas para análise

O Fundo Socioambiental Conexsus encerra na próxima semana – segunda-feira (31) – o prazo para envio de propostas para a chamada de projetos de sua linha de crédito emergencial, financiamento pensado para aliviar o impacto da crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19 nos negócios comunitários sustentáveis. Desde maio, quando foi iniciada, a chamada recebeu mais de 150 propostas de todas as regiões do Brasil.

A linha emergencial dá prioridade para negócios comunitários localizados no bioma Amazônia e em unidades de conservação de uso sustentável, como reservas extrativistas e de desenvolvimento sustentável. As faixas de crédito vão de R$ 50 mil a R$ 200 mil, e podem ser utilizadas para capital de giro e aval para as linhas de crédito rural.

A iniciativa é parte do Plano de Resposta Socioambiental desenvolvido pela Conexsus, em parceria com a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS) e o Fundo Vale, e conta com o apoio da rede de supermercados Pão de Açúcar, por meio do Instituto GPA, da Fundação Arymax, Fundação Good Energies, CLUA, Instituto Humanize, B3 e USAID.

Os primeiros contratos já começaram a ser assinados. E as cooperativas e associações beneficiadas passam a contar após a assinatura, além do financiamento, com assessoria administrativo-financeira, para adoção de boas práticas e fortalecimento de gestão.

Confira detalhes da chamada de projetos e acesse o formulário de inscrição, clicando aqui.