Co-fundador da Conexsus é apontado como empreendedor social da Ashoka

Voltar para Notícias

A Ashoka, uma das organizações não governamentais de maior impacto no mundo do empreendedorismo social, iniciou o ano apontando quatro brasileiros como os mais novos empreendedores de sua rede global.

São pessoas que se dedicam a operar mudanças sociais profundas e duradouras, como Valmir Ortega, co-fundador da Conexsus e atual presidente do conselho deliberativo da organização.

“É uma honra para a Ashoka integrar este grupo de inovadores que se destacam na cena da transformação social”, diz Rafael Murta, diretor de Comunidade e Territórios Transformadores da Ashoka. “Junto com uma rede crescente de empreendedores sociais espalhados pelo mundo, eles representam nossa melhor opção para construir uma estrutura social onde a divisão entre ganhadores e perdedores seja desbancada e dê lugar a uma cultura em que todos se entendem capazes de moldar o presente e o futuro”.

Em seu anúncio, ao falar sobre o trabalho desenvolvido por Ortega, a Ashoka destacou a criação do Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), com o objetivo de criar um espaço institucional que tenha uma estrutura fluida, em rede, e facilite a construção de relações baseadas no respeito entre atores de dois mundos que frequentemente não se entendem: o dos negócios e o da vida comunitária em sintonia com a biodiversidade.

“Como empreendedor social, meu propósito é conectar pessoas e organizações na construção de soluções para a degradação ambiental e as desigualdades sociais, desenvolvendo alternativas regenerativas e inclusivas, especialmente, associadas ao uso da terra e à conservação da biodiversidade. Participar da rede da Ashoka é como ganhar um amplificador, um grupo imenso de empreendedores sociais que compartilham do mesmo desafio de gerar mudanças sistêmicas para um mundo melhor”, afirma Valmir.

Também foram reconhecidos pela organização Beth Cardoso – criadora da metodologia das Cadernetas Agroecológicas, Gabriela Agustini – fundadora do Olabi, um makerspace e hub de inovação, e Rodrigo Savazoni – fundador do Instituto Procomum.

Confira o anúncio na íntegra e conheça as trajetórias de impacto dos novos empreendedores sociais da Ashoka, clicando aqui.

Com informações da Ashoka.