Com a ajuda da Conexsus, cooperativa do Alto Xingu apresenta melhoras significativas no desempenho econômico financeiro

Voltar para Notícias

CAMPPAX trabalha com três cadeias, de compra e venda: amêndoa de cacau, castanha do Pará e folha de jaborandi.

Há cerca de três anos, a Cooperativa Alternativa Mista de Pequenos Produtores do Alto Xingu (Camppax) entrou para o programa de assessoria da Conexsus. De lá para cá, a Cooperativa cresceu, assim como seus lucros e desempenho. Atualmente, possui mais de 300 cooperados ativos e um faturamento médio anual de R$ 15 milhões, mais que o dobro da renda que a Cooperativa mantinha em 2019.

De acordo com o Coordenador do Programa de Assessoria aos Negócios Comunitários da Conexsus, Adriano Santos,” A abordagem de atuação do programa de assessoria possibilitou a construção de um forte  vínculo de confiança e colaboração com os gestores da CAMPPAX, conseguindo assim apoiar o aprimoramento da gestão do capital de giro e do monitoramento da movimentação financeira, fatores que foram determinantes para que a organização aumentasse seu poder de negociação junto aos compradores, aumentando substancialmente a viabilidade financeira de suas operações comerciais. Ganhos que se traduziram em aumento de renda aos produtores associados”.

Para a gerente administrativa e financeira da Camppax, Solange Ferreira Feitosa, a ajuda da Conexsus foi essencial para aumentar a quantidade de compra e venda dos produtos, além de dar início ao próprio capital de giro dentro da Cooperativa. “Antes da assessoria que temos com a Conexsus, a gente acessava crédito em outro banco, privado, com uma taxa de juros muito maior e um valor menor do que precisávamos. Então a gente conseguia comprar, claro, mas o retorno era bem menor. Só esse ano, com a ajuda da Conexsus, conseguimos acessar o crédito, comercializando – só de cacau, mais de 900 toneladas. Isso, sem dúvidas, nos ajuda a manter a vida financeira da Cooperativa conforme o planejado”.

Desde o início da parceria, além do acesso ao crédito, a Cooperativa também tem recebido auxílio do programa de assessoria voltado para implementação de ferramentas e aprimoramento dos processos e estratégia da gestão financeira. “Devido aos bons desempenhos da Cooperativa nesses últimos anos, tanto com seus balanços, seus fluxos de caixa, a gente tem mostrado que nossa gestão administrativa é mais forte e o auxílio da Conexsus deposita ainda mais confiança. Temos conseguido realizar um bom trabalho juntos”, afirma Solange.

Solange explica ainda que a parceria com a Conexsus vai muito além do acesso ao crédito: “A Conexsus veio nos ajudar no fortalecimento da vida financeira da Cooperativa. Mas, muito além disso, essa parceria também colaborou para o fortalecimento institucional, devido ao acompanhamento da Cooperativa por parte do programa de assessoria, os encontros de capacitação e as oficinas que a Camppax é convidada a participar. A parceria com os Ativadores de Crédito -que não só ajudam na organização da Cooperativa, como facilitam o acesso ao crédito para os nossos produtores, aproximou os cooperados da instituição. A Conexsus também nos ajuda na gestão da cooperativa, no acompanhamento de fluxo de caixa, com gráficos com os resultados. Todo esse auxílio nos dá um pouco mais de segurança nas tomadas de decisões”.

“A Conexsus foi muito importante para nós, tanto na assessoria quanto no acesso ao crédito, que foi de suma importância para a Cooperativa. Nossa administração tem conseguido cumprir com todos os acordos e documentos contábeis necessários. Nosso nome está mantido limpo no mercado, aumentando o volume a cada ano e gerando mais benefícios para os nossos produtores através do acesso ao mercado. Queremos crescer ainda mais, implementar mais pontos de compra e venda e melhorar nossa gestão e essa parceria com a Conexsus em muito tem nos ajudado”, destaca Solange.