A iniciativa, realizada em conjunto com a Fundação CERTI, visa colaborar para a conservação da floresta amazônica e a mitigação das mudanças climáticas
Com um encontro virtual, a Conexsus iniciou na última semana (19/04) uma nova iniciativa voltada à inovação e empreendedorismo de impacto na Amazônia. Participaram da atividade inaugural 09 negócios comunitários e 10 startups selecionadas pela iniciativa, que puderam interagir pela primeira vez, trocar experiências e entender sinergias.
Implementado pela Conexsus e Fundação CERTI, o projeto visa colaborar para a conservação da floresta amazônica e a mitigação das mudanças climáticas por meio da inclusão socioprodutiva das comunidades e da ativação do ecossistema de inovação e empreendedorismo de impacto na região.
Após as conexões iniciais, os negócios comunitários e as startups selecionadas pelo projeto têm agora pela frente encontros presenciais marcados, em Abaetetuba (PA) e Santarém (PA), para uma imersão no próximo mês.
“Ao oportunizar uma troca entre negócios comunitários e startups sobre as realidades e problemas enfrentados por esses negócios, assim como potenciais soluções, a imersão promoverá uma ativação do ecossistema de inovação local.”, explica Paula Moreira, da equipe de Acesso a Mercado da Conexsus. “Acreditamos que muitas ideias surgirão desse encontro, e poderão ser amadurecidas em uma nova rodada de soluções tecnológicas”, finaliza Paula.
A iniciativa conta com o apoio da GIZ no Brasil, empresa federal alemã para cooperação técnica na promoção do desenvolvimento sustentável, e com o suporte da Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes (APACC).