Com premiação de equipes, Conexsus encerra maratona de inovação no Baixo Tocantins

Voltar para Notícias

A Iniciativa é parte do ‘Nós da Floresta – Negócios pela Amazônia’, uma aliança de cooperação com Natura, Rede Jirau de Agroecologia e Programa Saúde e Alegria.

Após duas semanas intensas intensas de encontros virtuais, chegou ao fim no último sábado (20) a Maratona de Empreendedorismo Sustentável – InovAÇÃO, projeto idealizado pela Conesxus e Natura para o estímulo à criação de soluções inovadoras para os desafios de gestão e comercialização das organizações rurais e florestais do Baixo Tocantins.

Iniciado no dia 12 de março, o evento reuniu 34 alunos de 3 universidades da região – Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (UEPA) – em mais de 20 horas de workshops, mentorias coletivas, rodas de aprendizagem e oficinas.

Os encontros proporcionaram aos estudantes uma imersão nos problemas das cooperativas e associações locais e oportunizaram a criação de soluções de transformação massiva para os comércios e produções agroextrativistas de Cametá (PA) e região.

“A maratona foi um dos poucos eventos que fomentaram a idealização de soluções customizadas para questões particulares do Baixo Tocantins. É a partir dessas iniciativas que impulsionamos a geração de novas ideias, qualificamos e encontramos o potencial para desenvolvê-las localmente”, disse Cecília Simões, da Conexsus.

Após o intensivo de aprendizagem e interação, ao final da iniciativa, as equipes, agora com seus projetos completos, participaram de uma banca final de seleção onde puderam defender suas propostas.

Ao final, duas equipes, Agrower e Certal Consultoria, foram escolhidas para a fase de incubação e receberão – durante 2 meses – assessoria personalizada, por um time altamente qualificado de mentores, além de acesso a recurso disponibilizado por um fundo semente criado pela Natura junto com a Conexsus.

“Agora as equipes definidas viverão uma jornada mais expandida de modelagem, estruturação e amadurecimento do seu negócio”, afirmou Ingrid Coutinho, consultora de inovação da Semente Negócios.

Após esse período, a equipe vencedora escolhida receberá um prêmio adicional que contemplará o processo de aceleração, para a implantação, dentro do território, da solução desenvolvida.

A maratona de inovação contou com o apoio da Semente Negócios, empresa de aprendizagem empreendedora que tem como objetivo contribuir para o crescimento do empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais.