Comunidade de prática da Conexsus debate cooperativas centrais e serviços à filiadas

Voltar para Notícias

Intercâmbio de experiências faz parte do programa da comunidade de prática de centrais de cooperativas

As cooperativas centrais exercem função estratégica no desenvolvimento do cooperativismo da agricultura familiar e da economia solidária. Com esta compreensão, a Conexsus inaugurou em 2021 um espaço dedicado para a troca de conhecimento e experiências entre essas organizações: a Comunidade de Prática das Cooperativas Centrais.

A comunidade conta atualmente com a participação de dirigentes, colaboradores, associados e assessores de mais de 10 centrais com atuação em diversas regiões do país. “Aprender de forma coletiva e praticar o que aprendeu agiliza o compartilhamento do conhecimento e, portanto, facilita o surgimento de novas ideias” afirma Ari de David, Assessor para o Desenvolvimento de Negócios Comunitários da Conexsus, sobre a criação do grupo.

“Este interesse nasce de uma paixão, de algo que as pessoas realmente querem aprender, não por obrigação, mas por prazer. Nesses encontros as pessoas compartilham conhecimentos, trocam experiências, levam seus problemas e encontram soluções”, afirma Marcelo Fukunaga, da Cooper Central VR, do Vale do Ribeira.

O encontro de setembro, que como de costume aconteceu de forma virtual, por conta da pandemia de Covid-19, aconteceu na última quarta-feira (22), e tratou sobre a qualidade dos serviços prestados às singulares, com direcionamento para a organização da contabilidade, formação e inteligência na logística de distribuição de maneira centralizada. O encontro contou com a presença de representantes da Cresol Central de Santa Catarina.

“São serviços estratégicos que, ao mesmo tempo podem contribuir muito no melhoramento da gestão e governança destas organizações, como também, acrescentar na cadeia de valor com vistas a sustentabilidade das cooperativas centrais”, destaca de Davi.