Conexão Marajó: Conexsus realiza oficina de cocriação comunitária em Macapá (AP)

Voltar para Notícias

O projeto, que visa o fortalecimento organizacional e a autonomia dos negócios comunitários da região, reuniu mais de 30 representantes de organizações para um momento de escuta e reflexão

A Conexsus encerrou as atividades de campo do mês de outubro em Macapá (AP), onde entre os dias 25 e 26 realizou oficina de cocriação comunitária com mais de 30 representantes das 07 organizações envolvidas no projeto Conexão Marajó – que visa o fortalecimento organizacional e a autonomia dos negócios comunitários da região.

O projeto Conexão Marajó visa o fortalecimento organizacional e a autonomia dos negócios comunitários da região.

Habitado principalmente por povos e comunidades tradicionais (ribeirinhos, extrativistas e quilombolas), o Arquipélago do Marajó, situado entre os estados do Amapá e Pará, tem um enorme potencial de desenvolvimento e crescimento, mas convive historicamente com uma realidade de muitas dificuldades territoriais, sociais e ambientais.

“O território é um dos mais vulneráveis às mudanças climáticas, ao mesmo tempo que possui uma população predominantemente extrativista muito importante para o manejo de espécies como o açaí nativo”, destaca Fernando Moretti, coordenador da CrediAmbiental – Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental da Conexsus. “A partir da iniciativa, as famílias poderão aumentar sua resiliência e incrementar sua renda ao mesmo tempo que conservam de modo sustentável a biodiversidade local”, finaliza.

Mais de 30 representantes de organizações se reuniram para um momento de escuta e reflexão.

Em dois dias de agenda, lideranças comunitárias e representantes das organizações puderam refletir coletivamente – a partir de diagnóstico – sobre a realidade dos negócios da região, seus gargalos e potenciais; além de construir juntos o perfil de venda local.

“Diferente de outros territórios que a Conexsus atua, em Afuá as organizações ainda não realizam vendas coletivas através de suas organizações. Assim, o grande desafio nesse território perpassa pela sensibilização para que essas comunidades, que possuem um alto potencial de produtos da sociobieconomia, se organizem coletivamente para a venda através do desenvolvimento de negócios comunitários”, defende Loyanne Feitosa, da equipe de Desenvolvimento de Negócios Comunitários da Conexsus.

Com duração prevista de três anos, o Conexão Marajó iniciou em julho de 2022 um ciclo de desenvolvimento de negócios com 07 organizações comunitárias da região, que se beneficiam ainda – até 2026 – de assessoria individualizada e formação de ativadores locais para acesso ao crédito, pela CrediAmbiental, além de assistência para acesso à mercado.

As atividades do projeto acontecem em colaboração com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares de Afuá (STTR – Afuá) e contam com o apoio da Fundação Ford e da Climate and Land Use Alliance (Aliança Clima e Uso da Terra, em tradução literal para o português).