Conexão Marajó realiza oficina de organização para vendas coletivas em Afuá (PA)

Voltar para Notícias

Participaram da formação 23 participantes de 7 organizações comunitárias da região

Entre os dias 01 e 02 de março, a Conexsus esteve em Afuá, na região norte do estado do Pará, para mais um ciclo de formação do projeto Conexão Marajó, que visa o fortalecimento organizacional e a autonomia dos negócios comunitários da região.

Ao todo, 23 participantes de 7 organizações comunitárias do município puderam aprender um pouco mais sobre formas de organização para vendas coletivas e diversificação de mercados e trocar experiências.

23 participantes de 7 organizações comunitárias do município participaram da oficina

“A oficina teve como objetivo instigar os representantes das organizações comunitárias para refletirem conjuntamente sobre formas de organização coletiva com foco econômico como o associativismo e o cooperativismo”, destaca Loyanne Feitosa, do time de Desenvolvimento de Negócios Comunitários da Conexsus.

Os participantes puderam conhecer ainda a experiência da CAEPIM (Cooperativa Agrícola dos Empreendedores Populares de Igarapé-Miri), de Igarapé-Miri (PA), uma das assessoradas da Conexsus e participante, em 2022, do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios do Baixo Tocantins.

“Espera-se que no desenvolver das ações do projeto essas organizações consigam evoluir para negócios comunitários e, assim, melhorem a renda de seus associados e associadas, e, como reflexo, fortaleçam a qualidade de vida deles e a conservação dos recursos naturais”, afirma Loyanne.

Com duração prevista de três anos, o Conexão Marajó iniciou em julho de 2022 um ciclo de desenvolvimento de negócios com 07 organizações comunitárias da região, que se beneficiam ainda – até 2025 – de formação de ativadores locais e implementação da rede de ativadores para acesso ao crédito socioambiental pela CrediAmbiental, além de assistência para acesso à mercado.

Além do ciclo de desenvolvimento de negócios, as organizações também se beneficiarão de formação de ativadores locais e implementação de uma rede para acesso ao crédito socioambiental

“O território é um dos mais vulneráveis às mudanças climáticas, ao mesmo tempo que possui uma população predominantemente extrativista muito importante para o manejo de espécies como o açaí nativo”, destaca Fernando Moretti, coordenador da CrediAmbiental – Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental da Conexsus.

As atividades do projeto acontecem em colaboração com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares de Afuá (STTR – Afuá) e contam com o apoio da Fundação Ford e da Climate and Land Use Alliance (Aliança Clima e Uso da Terra, em tradução literal para o português).