Conexão Semiárido: projeto irá ampliar as oportunidades de mercado da agricultura familiar do semiárido brasileiro

Voltar para Notícias

Colaboração entre Conexsus e FIDA/AKSAAM visa expandir os benefícios econômicos, sociais e ambientais da região

Agricultores familiares da Chapada do Vale do Rio Itaim, no Piauí, e do Sertão do São Francisco, na Bahia, têm um novo aliado para aprimorar a comercialização de seus produtos, o projeto Conexão Semiárido.

Iniciativa da Conexsus, em parceria com o AKSAAM/FIDA, o Conexão Semiárido irá levar consultoria estratégica para estímulo de novos arranjos comerciais, e desenvolvimento de soluções tecnológicas para desafios de comercialização, até a região.

Ao todo, 15 empreendimentos comunitários participarão da iniciativa, que alcançará aproximadamente 2 mil produtores da agricultura familiar, entre eles quilombolas e indígenas, e principalmente mulheres e jovens rurais.

Com duração de 15 meses, o projeto se concentra em cooperativas apoiadas pelos projetos FIDA no Nordeste. A Central da Caatinga (Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga) e a Coovita (Cooperativa de Produtores e Produtoras da Chapada do Vale do Rio Itaim) serão parceiros locais.

“Desde 2019, durante o Desafio Conexsus, percebemos a importância do fortalecimento das organizações da região da caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, mas que está extremamente ameaçado pelo desmatamento e a exploração predatória dos recursos naturais”, afirma Andrea Azevedo, Diretora de Desenvolvimento Institucional da Conexsus.

“O projeto busca fortalecer as organizações comunitárias da região e suas estratégias de comercialização dos produtos da agricultura familiar e populações tradicionais, de modo a aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida das populações da região, que através de seus modos de vida, protegem esse importante bioma”, destaca Azevedo.

O lançamento do projeto acontece virtualmente – no Google Meet, na quinta-feira (03/09), às 10h30. Para participar, basta acessar a sala de conferência, clicando aqui.

O projeto Conexão Semiárido é uma realização da Conexsus, do Projeto Adaptando Conhecimento para a Agricultura Sustentável e o Acesso a Mercados (AKSAAM/UFV), da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Atualização [01/10/2020, às 15h02]: Para assistir na íntegra o evento virtual de lançamento do projeto, clique aqui.