Conexões de impacto – Conexsus recebe fundação suíça para visitas a organizações do Baixo Tocantins e Baixo Tapajós (PA)

Voltar para Notícias

O grupo teve a oportunidade de conhecer seis organizações comunitárias amazônicas apoiadas pela Conexsus e o trabalho que desenvolvem em suas regiões

Como aliada nacional e internacional da economia do campo e da floresta, a Conexsus atua por meio de alianças com parceiros estratégicos, orientadas ao aumento dos impactos econômicos, sociais e ambientais das suas iniciativas, em seu trabalho junto aos negócios comunitários.

Com esse propósito, fazer conexões vai muito além do nome da organização e se materializa na troca com organizações de todo o Brasil e do mundo, ligadas pelo propósito comum de impulsionar o nosso mundo para um futuro mais sustentável, justo e próspero.

É o caso da Erol Foundation, organização suíça criada em 2011 com o propósito de dar suporte a iniciativas que lideram as frentes de ação climática, sistemas alimentares regenerativos, redução de gases de efeito estufa, entre outras, com o objetivo de escalar seu trabalho e seu impacto.

Da esquerda para a direita, Emma Frawley (Erol Foundation), Loyanne Lima (Conexsus), Jill Johnson (Erol Foundation) e Beatriz Morbach (Intérprete) se deslocam de barco na região do Baixo Tocantins entre visitas a organizações

Ao longo do mês de agosto, a Conexsus recebeu Jill Johnson, co-fundadora e diretora executiva da Erol Foundation, e Emma Frawley, assistente de projetos da organização, para visitas a seis negócios comunitários do Baixo Tocantins e Baixo Tapajós, no Pará, apoiados pela Conexsus e envolvidos nas cadeias produtivas do açaí, óleos vegetais, mel de abelha, artesanatos, frutas e sementes.

“É fundamental que financiadores e investidores possam visitar os negócios comunitários que a Conexsus apoia para ver e entender na prática todo o trabalho que é desenvolvido por eles e por nós”, avalia Marcelo Cwerner, Líder de Inovação Financeira da Conexsus. “As pessoas se engajam, se sensibilizam e se motivam a apoiar muito mais quando entram em contato com as atividades em campo”, complementa.

Comitiva visita o Ecocentro, polo de processamento, armazenamento e comercialização de produtos da sociobiodiversidade da ACOSPER, em Santarém (PA)

No Baixo Tocantins, o grupo percorreu as cidades de Igarapé-Miri e Cametá em dois dias de programação, onde conheceram as sedes da Cooperativa Agrícola dos Empreendedores Populares de Igarapé Miri (CAEPIM), Associação Mutirão de Igarape-Miri (AMIM), Cooperativa Agrícola Resistência de Cametá (CART) e da Associação de Mulheres Agroextrativista do Ajó (AMA).

Já no território do Baixo Tapajós, a programação foi em Santarém, onde em um dia de atividades intensas foram visitadas as sedes da Cooperativa dos Trabalhadores Agroextrativistas do Oeste do Pará (ACOSPER) e da Cooperativa Agrícola Mista de Produtores do Oeste do Pará (CCAMPO). Na primeira, as executivas da fundação puderam conhecer as obras do Ecocentro, que está sendo construído em parceria entre o Projeto Saúde & Alegria, Natura e Conexsus, para se tornar um pólo de bioeconomia da região.

“Jill e eu aprendemos muito com a equipe do Conexsus e com os inspiradores membros das comunidades nas regiões de Belém e Santarém. Foi um privilégio ouvir e aprender com suas experiências. Saímos com uma compreensão muito mais profunda dos desafios, necessidades, sucessos e oportunidades de crescimento para os pequenos agricultores na Amazônia”, destaca Emma Frawley.

Novas conversas entre Erol Foundation e Conexsus estão sendo agendadas para amplificar a aproximação entre as organizações e debater possíveis parcerias em benefício dos negócios comunitários do bioma amazônico.