Conexsus abre comemorações de aniversário de 5 anos com seminário de bioeconomia em Brasília

Voltar para Notícias

O evento reuniu diferentes parceiros e interlocutores para debater ecossistemas comunitários, sociobiodiversidade e a relação com a bioeconomia

A capital federal foi o local escolhido para o início das comemorações do aniversário de 5 anos da Conexsus. Em um cenário de reconfiguração de políticas públicas, a organização reuniu no centro do poder diferentes parceiros e interlocutores sediados em Brasília (DF) para debater ecossistemas comunitários, sociobiodiversidade e a relação com a bioeconomia em um seminário realizado em parceria com o Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (MESPT) da Universidade de Brasília (UnB).

Da esquerda para a direita, Valmir Ortega (Conexsus), Prof. Dra. Cristiane de Assis Portela (MESPT) e Marco van der Ree (Conexsus) abrem o seminário em Brasília (DF).

Na abertura do evento, Marco van der Ree, diretor executivo interino da Conexsus, ressaltou a importância de se reunir tantos parceiros da organização para a ocasião, e a urgência – no momento de virada em que vivemos – de se criar novos mecanismos de colaboração, como o seminário, para fortalecer e acelerar a pauta comum.

A mesa de abertura do evento também contou com a participação de Valmir Ortega, co-fundador da Conexsus e atual presidente do conselho deliberativo da organização, e da Prof. Dra. Cristiane de Assis Portela, coordenadora do MESPT.

Em sua fala, Valmir Ortega destacou a intensidade de aprendizados e realizações dos primeiros cinco anos da organização e o momento atual de planejamento estratégico “para pensar os próximos 5, 10 e até mesmo 50 anos”, contando com o diálogo e o suporte da rede de parceiros.

Da esquerda para a direita, Stéphanie Nasuti (MESPT), Monika Roper (Conexsus), Carina Pimenta (MMA) e Dione Torquato (OSóciobio) participam do painel sobre perspectivas sobre a bioeconomia.

Na programação do seminário, foram realizados dois painéis que se dedicaram a debater sobre desafios e possibilidades para os territórios na produção e comercialização de produtos da sociobiodiversidade e perspectivas sobre a bioeconomia.

Participaram das conversas integrantes da Conexsus, professores, mestrandos e egressos do mestrado profissional e representantes de negócios comunitários de impacto socioambiental de diversas regiões do Brasil. Participaram também representantes do Observatório da Economia da Sociobiodiversidade (ÓSócioBio), na figura de Dione Torquato, e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, na figura de Carina Pimenta, Secretária Nacional de Bioeconomia.

O evento foi realizado na última segunda-feira (29/05) no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Campus Universitário Darcy Ribeiro da UnB. Além dos convidados, o público pôde participar a partir de transmissão ao vivo pelo canal institucional da Conexsus no YouTube.

Para assistir o seminário ‘Ecossistemas Comunitários, Sociobiodiversidade e a Relação com a Bioeconomia’ na íntegra, aperte o play abaixo:

Para acessar a facilitação gráfica desenhada a partir dos debates do seminário, clique aqui.