Conexsus apoia iniciativa para empreendedores da Amazônia

Voltar para Notícias

Amazônia UP está com inscrições abertas até 31 de agosto

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Programa AmazôniaUP, iniciativa da Natura em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia. O programa também conta com o apoio da Conexsus e busca contribuir para o desenvolvimento sustentável da região por meio do apoio a ideias inovadoras de empreendedores que estejam cursando ou que concluíram o ensino superior, cursos técnicos de nível médio, além de participantes de associações, cooperativas e comunidades extrativistas amazônicos. É possível se inscrever pelo site http://amazoniaup.org.br até 31 de agosto.

Após o período de inscrição, serão selecionadas até 12 ideias ou protótipos de negócios com foco em recursos naturais e na área rural, como cadeias produtivas dos sistemas agroflorestais, pesca, turismo, gastronomia e biotecnologia, por exemplo. Os setores dos negócios cadastrados têm semelhança com os das organizações mapeadas pelo Desafio Conexsus, iniciativa da Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis, que está realizando oficinas regionais em todo o Brasil durante os meses de agosto e setembro. São negócios que envolvem o desenvolvimento em cadeia com foco em sustentabilidade.

Os projetos escolhidos pelo AmazôniaUP passarão por um período de pré-aceleração, com quatro oficinas, que irão somar mais de 100 horas de atividades, entre palestras, oficinas e eventos. Em 13 de dezembro, acontece o DemoDay, durante o qual as startups poderão apresentar seus projetos para convidados de relevância no ecossistema de negócios sustentáveis na Amazônia, como empresários, investidores, instituições de ensino e pesquisa, além de agentes de crédito e fomento.

Neste evento, serão selecionados até quatro projetos, que receberão uma bolsa de dois mil reais por quatro meses e mentoria com as instituições apoiadoras do programa, do Centro de Empreendedorismo da Amazônia e executivos da Natura.

Cinco das doze vagas serão destinadas à região de atuação da Rede Jirau, que compreende os municípios de Abaetetuba, Barcarena, Cametá, Igarapé Miri e Moju, no Pará. A ênfase na região é resultado da concentração de centros de pesquisa e universidades no local, além de negócios rurais sustentáveis com foco na manutenção da floresta em pé e na preservação da biodiversidade.

Na primeira edição do Programa AmazôniaUP, realizada em 2017, foram mais de 70 inscritos, com a seleção de 10 ideias com protótipos e participação de 33 jovens empreendedores. O Programa AmazôniaUP também busca expandir o escopo de atuação e relacionamento da Natura com o ecossistema de inovação, por meio do Programa Natura Startups. Com essa parceria, a Natura passa a ser relacionar com ideias ainda em estágio inicial.

Também são apoiadores da iniciativa: 4 Advisory, Execute, Fundação Amazônia Sustentável, Fundação Rômulo Maiorana, Imazon, Instituto Humanize, Ipam, Mendonça e Demachki Advogados Associados, PCT Guamá, Programa Saúde e Alegria, Sebrae, Silveira Athias Soriano de Mello Guimarães Pinheiro & Scaff Advogados, Sol Informática e UNAMA-Universidade da Amazônia.