Conexsus assina acordo de cooperação técnica com Contag

Voltar para Notícias

No dia Dia Internacional do Agricultor Familiar, a confederação nacional de trabalhadores agrícolas formaliza cooperação com Desafio Conexsus

Foto: Barack Fernandes

A Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) assinam hoje (25), na sede da confederação, um Acordo de Cooperação Técnica para o Desafio Conexsus 2018. A formalização da parceria ocorre durante a semana de eventos que comemoram o Dia Internacional do Agricultor Familiar e Dia do Colono (25/07), além do Dia do Agricultor e da Agricultora (28/07).

Com mais de 50 anos de história, a Contag conta atualmente com 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (Fetags) e mais de 4 mil Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) filiados. Compõe o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), que luta pelos direitos de mais de 15,7 milhões (Pnad/IBGE, 2009) de homens e mulheres do campo e da floresta, que são agricultores familiares, acampados e assentados da reforma agrária, assalariados rurais, meeiros, comodatários, extrativistas, quilombolas, pescadores artesanais e ribeirinhos.

Para o diretor executivo da Conexsus, Valmir Ortega, a parceria é importante para a realização do Desafio Conexsus, iniciativa que visa desenvolver negócios de base comunitária, como cooperativas e associações de produtores que atuam com alimentação saudável e sustentável, extrativismo e sociobiodiversidade, agrofloresta sustentável, entre outras. “Vamos buscar soluções, junto a diversos parceiros, como a Contag, para que estes empreendimentos e suas cadeias se fortaleçam e se tornem mais justos e sustentáveis”, explica.

Para a Contag, a assinatura deste termo de cooperação é um evento importante também, segundo o secretário de Política Agrícola da confederação, Antoninho Rovaris. “A partir do momento que nós fizemos a dissociação sindical e passamos a representar a agricultura familiar, nós temos o compromisso de promover o processo organizativo e de gestão das nossas unidades familiares e também das nossas organizações. Em função disso, essa nossa parceria vai nos proporcionar uma oportunidade para que as nossas organizações passem a ter uma condição melhor de competir no mercado e principalmente estarem preparadas para abranger os processos de ocupação nas políticas públicas de comercialização da produção junto aos órgãos governamentais. Esperamos ter na Conexsus esse grande parceiro nesse processo todo de reorganização da agricultura familiar”, avalia.

Semana comemorativa
Durante a semana, a Contag reuniu dirigentes das Federações filiadas, em Brasília, na Oficina Nacional de Aprofundamento Temático Metodológico para Atualização do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). A discussão tem como base referenciais já existentes, como as deliberações congressuais e pesquisa aplicada no 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (12º CNTTR), e no acúmulo dos debates sobre a representação específica da agricultura familiar.

O PADRSS é o projeto político do movimento sindical coordenado pela Contag que visa o desenvolvimento do campo, das florestas e das águas. Os pilares estruturantes desse projeto são a realização de uma reforma agrária ampla, massiva, de qualidade e participativa, e o fortalecimento e valorização da agricultura familiar, com o objetivo estratégico e central de promover soberania alimentar e condições de vida e trabalho com justiça e dignidade.

Para o presidente da Contag, Aristides Santos, é importante registrar e valorizar estas datas, especialmente porque a confederação está realizando mudanças para fortalecer a agricultura familiar. “As discussões dessa semana estão nos levando a refletir sobre as principais bandeiras de luta dos agricultores e agricultoras familiares, estratégias para combater os retrocessos de direitos que impactam diretamente na vida e no trabalho de quem produz alimentos no país e as lutas que precisamos travar em defesa de um projeto político includente, que valorize as pessoas no campo, que priorize os trabalhadores e trabalhadoras de uma forma geral e que promova o desenvolvimento rural sustentável e solidário. Viva os colonos! Viva os agricultores e agricultoras familiares!”, destaca.

Fotos: Paulo Roberto e Barack Fernandes