Conexsus capacita gestores de cooperativas da agricultura familiar para o acesso qualificado ao crédito

Voltar para Notícias

Entre abril e dezembro de 2022, 25 organizações beneficiadas pela linha emergencial participam da Inova.Cred, formação de mais de 60h oferecida pela Conect@

Profissionais da gestão de 25 cooperativas (entre centrais e singulares) da agricultura familiar, de diversas regiões do Brasil, iniciaram em abril a sua jornada de capacitação para o acesso qualificado e a aplicação eficiente do crédito.

São organizações beneficiadas pela linha de crédito emergencial do Plano de Resposta à Covid-19, programa da Conexsus, em parceria com a UNICAFES (União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), o CNS (Conselho Nacional das Populações Extrativistas) e o Fundo Vale, em benefício de pequenos produtores e extrativistas.

Entre abril e dezembro de 2022, 43 gestores terão acesso a 66 horas de formação em gestão financeira, planejamento de negócios, estratégia comercial, gestão social e produtiva, inteligência de mercado e crédito para cooperativas, conduzidas pela Conect@, comunidade virtual de aprendizagem da Conexsus.

Gestoras e gestores de cooperativas e associações produtivas participam do primeiro encontro da formação Inova.Cred.

A Inova.Cred irá contar com encontros virtuais com instrutores, acompanhamento de facilitadores, exercícios, autoaprendizagem e comunidades de prática.

“A formação foi pensada como mais um benefício para as organizações participantes do programa. A ideia é capacitar profissionais do corpo gestor dessas organizações nas áreas mais relevantes para a gestão de negócios comunitários, mas manter a ênfase na preparação para o acesso e a gestão de crédito”, afirma Júlia Marins, analista de programas socioambientais da Conect@.

Além disso, destaca Marins, “a formação ofereceu vagas para mais de uma pessoa por organização, para aumentar o alcance do conteúdo que será ministrado, e será feita uma subdivisão da turma em três níveis de conhecimento (básico, intermediário e avançado), com base em diagnóstico individual, para garantir que os módulos sejam relevantes para todas as pessoas participantes”.

A seleção das organizações se baseou no grau de engajamento dos negócios na assessoria oferecida pela Conexsus e o seu impacto socioeconômico e ambiental. Foram priorizados empreendimentos localizados no bioma Amazônia e com forte presença de mulheres, jovens, negros e negras, indígenas e ribeirinhos.

“É uma grande satisfação para nós poder participar desta iniciativa. A formação aborda temas que são hoje importantes gargalos para os empreendimentos, e temos boas expectativas sobre o potencial que ela tem em ajudar nossas filiadas a alcançar estabilidade organizacional, ampliar a sua rentabilidade e sucesso”, afirma Jacqueline Marcelo, da Unicafes Rondônia, participante da Inova.Cred.

Conect@ – Comunidade Virtual de Aprendizagem da Conexsus

A Conect@ é um programa de aprendizagem e troca de conhecimento da Conexsus, com metodologia e conteúdo próprios, para formações e capacitações de pessoas que atuam direta ou indiretamente com negócios comunitários de impacto socioambiental, como estratégia transversal para o fortalecimento desses negócios.