“Parabéns Conexsus pelos seis anos! Parabéns, equipe, colaboradores, por todo trabalho, por toda dedicação. Obrigado aos parceiros e financiadores por todo o apoio e vamos todos em frente porque ainda temos muito trabalho a fazer”, celebra e incentiva a Diretora Executiva da Conexsus, Barbara Brakarz.
A data de aniversário da Conexsus, 22 de maio, marca também o Dia Internacional da Biodiversidade. Desde o evento inaugural, em 2018, a Conexsus reafirma seu compromisso institucional de atuar pela proteção e conservação dos biomas brasileiros e seus ecossistemas, em vista de garantir a dignidade de vida dos povos da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
Diante do cenário de ameaças constantes, com o agravamento das consequências das mudanças climáticas, a Conexsus entende que é preciso trabalhar de forma sistêmica e colaborativa para combater as mudanças climáticas e proteger a biodiversidade. Por isso atua no desenvolvimento de abordagens e soluções, para o fortalecimento dos negócios comunitários de impacto socioambiental ― as cooperativas e associações de comunidades que se dedicam a atividades produtivas sustentáveis nas áreas florestais e rurais de todo o Brasil.
A caminho de 2030
Em sua trajetória de seis anos a Conexsus impulsiona, junto aos gestores e associados de cooperativas, associações e pequenas empresas de impacto, jornadas de desenvolvimento dos negócios comunitários criando mecanismos inovadores e ousados para apoiar os ecossistemas de serviços e soluções que constituem o eixo estruturante da sua atuação. “Desde a sua fundação, a Conexsus interpretou os desafios associados como tarefas que precisam ser enfrentadas a muitas mãos, com soluções que se estendem desde os ambientes locais e os territórios”, destaca a Diretora Programática da Conexsus, Monika Röper.
Atualmente a Conexsus está em fase de implementação da sua Teoria de Mudança, como ferramenta de orientação estratégica que articula a consolidação do que já foi construído até aqui e aponta as perspectivas e oportunidades de um novo ciclo até 2030. “A Teoria de Mudança olha tanto para os acúmulos e aprendizados da Conexsus, como também aponta elementos novos. Um elemento essencial está no apoio ao desenvolvimento dos ecossistemas regionais. No entorno dos negócios comunitários existem desafios e soluções compartilhadas a serem desenvolvidas, seja pelos próprios negócios comunitários, seja por outros atores estratégicos”, aponta Monika.
Nesse novo ciclo, a Conexsus também reconhece a relevância da consolidação das políticas públicas em apoio a sociobioeconomia e tem um olhar mais específico, do ponto de vista da mitigação e adaptação diante das mudanças climáticas.
“Nos próximos anos da nossa trajetória buscaremos ampliar os impactos de nossas atividades, alavancando e formando novas parcerias, escalando soluções financeiras para facilitar o acesso ao crédito e implementando ações estruturantes que aproximem a política pública, o mercado e os negócios. O tempo é agora”, diz Barbara.