Conexsus discute Desenvolvimento Sustentável  na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas (Bélgica)

Voltar para Notícias

 

No último dia 24 de Outubro, Marco van der Ree e Alexandre Goulart, representantes da Conexsus, participaram do “Café Comércio Justo”, na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas, na Bélgica. O evento foi uma iniciativa do deputado do Parlamento Europeu MEP Bernd Lange e da Fair Trade Advocacy Office (FTAO) com convite para a Missão Diplomática Brasileira junto à União Europeia e o seu Embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva. 

A Missão Diplomática, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), estendeu o convite para a Conexsus para representar a sociobioeconomia brasileira.

Para a ocasião, a Conexsus providenciou produtos brasileiros com certificação comércio justo e acrescentou tigelas de açaí (orgânico e comércio justo) ao cardápio, gerando reações muito positivas dos participantes.  Os produtos foram disponibilizados em parcerias com redes e empresas brasileiras e europeias como OXFAM, Artisans du Monde, Nossa! Fruits,  entre outras. 

Participando do evento como Organização de Suporte ao Comércio Justo junto à World Fair Trade Organization, a Conexsus pôde apresentar a Agricultura Familiar e a SocioBieconomia brasileiras na Europa, através de produtos com forte posicionamento ético. Estes tipos de produtos da sociobioeconomia brasileira representam uma forma concreta de garantir uma “transição justa” dentro do contexto do “Green Deal Europeu”, apoiando os pequenos produtores brasileiros e da mesma forma de outros países. 

“É importante que a União Europeia discuta as questões de desmatamento, fomentando o debate de uma nova legislação sobre produção de comodities sem desmatamento. Mas, ao mesmo tempo, também deve olhar ao próprio comportamento comercial que estimula o desmatamento. Por isso deveríamos abrir a discussão sobre os produtos da sociobioeconomia que inerentemente garantem uma produção sustentável, conservando uma floresta em pé, e com preços justos para os produtores e como talvez estes produtos possam chegar com mais facilidade e incentivos fiscais no mercado europeu. Ou seja, estes são ‘produtos com floresta conservada’ e de uma transição justa”, destaca Marco Van Der Ree.

Para Marco, o objetivo da Conexsus é trabalhar com as representações brasileiras em Bruxelas, as organizações do comercio justo e o Parlamento Europeu no contexto de comércio internacional e de políticas ambientais, “É preciso incentivar a sociobioeconomia na Amazônia e outros biomas tropicais através de incentivos positivos, que apoiem e facilitem a entrada desses produtos da floresta no mercado europeu”, conclui.

O Embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva da Missão Diplomática Brasileira apresentou o açaí para os participantes e também destacou que, “muitos dos objetivos que hoje procuramos são os mesmos perseguidos pelo Governo Brasileiro: superar a pobreza, a desigualdade, gerar Desenvolvimento Sustentável e apoiar Pequenos Produtores”.