Conexsus fortalece governança com a criação de diretoria programática

Voltar para Notícias

Monika Röper, responsável pelos Núcleos de Desenvolvimento de Negócios Comunitários de Impacto e Ecossistemas Regionais e Gestão de Conhecimentos, assume a nova posição

Com aprovação em Assembleia Geral Ordinária, a Conexsus passa a contar com uma nova diretoria em sua governança. Voltada para a agenda programática da organização, a diretoria terá entre as suas atribuições: assegurar o alinhamento da agenda com o planejamento estratégico da organização, garantir o desenvolvimento e a implementação das estratégias e fomentar a articulação entre núcleos programáticos.

Monika Röper, responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários de Impacto e Ecossistemas Regionais e o recém-criado Núcleo de Gestão de Conhecimentos, assume a nova posição de diretora programática.

Monika Röper assume como diretora programática da Conexsus

Desde 2018, Monika colabora com a Conexsus, onde coordenou a iniciativa Desafio Conexsus, primeiro grande esforço da organização para testar e avançar soluções para a ativação do ecossistema de negócios comunitários de impacto socioambiental. Em 2020, estruturou a agenda de monitoramento e gestão de conhecimentos da organização e, mais recentemente, assumiu o Núcleo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários de Impacto e Ecossistemas Regionais e o Núcleo de Gestão de Conhecimentos.

Monika é economista e doutora em geografia pela Universidade de Tübingen, na Alemanha. Atua em temáticas ambientais e socioeconômicas no Brasil, e em outros países da América Latina, há mais de 20 anos – período em que trabalhou como assessora da Cooperação Técnica Alemã (GIZ) e em consultorias independentes para organizações de cooperação internacional, em parceria com organizações governamentais e não-governamentais brasileiras.

“Nos quase cinco anos transcorridos desde a sua criação, a Conexsus experimentou uma dinâmica de crescimento intensa. Mesmo com todos os desafios, conseguimos manter o foco na ampliação dos impactos positivos gerados pelas organizações das comunidades rurais e florestais inseridas nas cadeias de valor promotoras da conservação e restauração dos biomas brasileiros”, afirma Monika. “É assim que queremos seguir conduzindo as estratégias da Conexsus, articulando cada vez mais as abordagens de desenvolvimento de negócios comunitários, acesso a mercados e financiamento adequado”.

Como diretora programática, Röper se junta a Marco van der Ree, diretor-executivo interino, e Cíntia Andrade, diretora administrativo-financeira, no corpo diretivo da organização.