Conexsus marca presença na 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Voltar para Notícias

O evento reuniu, entre os dias 14 e 18 de dezembro, mais de 2.000 produtos inovadores e sustentáveis de 209 empreendimentos de agricultura familiar em Salvador (BA)

De 14 a 18 de dezembro, o Parque Costa Azul, em Salvador, sediou a 13ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, considerada a maior feira da agricultura familiar do país. Mais de 2.000 produtos inovadores e sustentáveis de 209 empreendimentos de agricultura familiar estiveram disponíveis para a comercialização durante os cinco dias.

“A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos que chegam às mesas do brasileiro, tem um papel fundamental na segurança alimentar e nutricional do nosso povo e, justamente por isso, precisa ser incentivada, potencializada e apoiada”, disse o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, na abertura do evento.

A feira nasceu em 2009 como uma vitrine dentro da Feira Internacional da Agroindústria (Fenagro) e, durante esses 13 anos, ganhou espaço ocupando papel de destaque para o segmento como porta de entrada para a comercialização do que é produzido ao longo do ano pelas cooperativas.

A Conexsus esteve presente no evento, em parceria com a Unicafes Bahia e a CAR/SDR, onde pôde compartilhar em painel aberto ao público um pouco das soluções de financiamento e acesso a mercados desenvolvidas pela organização dentro da sua estratégia para ativar o ecossistema de negócios de impacto socioambiental.

“A Feira é uma atração consolidada no calendário da Bahia, onde a Conexsus possui uma relação longeva com diversas organizações”, destaca Fabiana Munhoz, líder da área de Acesso a Mercado da organização. “O evento é um universo de troca de conhecimentos e aprendizados e uma oportunidade importante para observar tendências, onde pudemos somar com a construção que viemos fazendo nos últimos anos”.

Ativando Novas Soluções Comerciais

A Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi também o cenário para o kick off do projeto ‘Ativando Novas Soluções Comerciais’, iniciativa da organização que deseja desenvolver soluções, serviços e parcerias que gerem ampliação do acesso a mercado para produtos da agricultura familiar e sociobiodiversidade brasileira.

Participaram do lançamento as cinco iniciativas selecionadas para o projeto: Central da Caatinga, Central do Cerrado, Fecafes Bahia, Compre Coop e Local.e. O evento foi um momento importante para aprimoramento dos planos de trabalho e trocas de experiências entre as iniciativas selecionadas.

A Conexsus realizou ainda atividades de intercâmbio entre cooperativas centrais (Central do Cerrado e a Central da Caatinga), para consolidação de parceria comercial, e acompanhou a Local.e, uma plataforma de fortalecimento de marcas locais em suas jornadas ao varejo, em uma visita guiada a cooperativas expositoras.

Para conhecer mais sobre a estratégia de Finanças de Impacto e Acesso a Mercado da Conexsus, clique aqui.

Com informações da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia.