Conexsus participa da 16ª Cúpula Internacional de Comércio Justo em Berlim

Voltar para Notícias

O evento, que acontece entre 23 e 26 de agosto, é o maior encontro mundial de empresas e aliados do Comércio Justo

A Conexsus está em Berlim, na Alemanha, para a 16ª Cúpula Internacional de Comércio Justo. Idealizada pela Organização Mundial do Comércio Justo (WFTO), da qual a organização faz parte, a cúpula é o maior encontro mundial de empresas e aliados do Comércio Justo.

Em quatro dias intensos de programação, que vão de 23 a 26 de agosto, a rede se reúne para debater a questão das mudanças climáticas como agenda prioritária para a consolidação de um Comércio Justo, com justiça climática e desenvolvimento sustentável para todas e todos.

“Deter o desmatamento no Brasil é uma questão urgente para enfrentar a crise climática em que vivemos, tanto do ponto de vista ambiental quanto social. Mas proteger a floresta e seus povos exige um novo modelo de desenvolvimento que valorize a floresta em pé e proporcione uma vida digna para as pessoas que nela vivem”, destaca Fabiana Munhoz, líder de Acesso a Mercado da Conexsus, e representante da organização no evento.

Para a Conexsus, “esse novo modelo de desenvolvimento só pode ser alcançado por meio da expansão e consolidação do Comércio Justo, fortalecendo as organizações de produtores e dando destaque aos povos indígenas, comunidades tradicionais e pequenos agricultores que são os principais protetores da floresta”, afirma.

Feira de Comércio Justo

Nos dias 23 e 24 de agosto, a Conexsus e os parceiros da Bio Fair Trade , empresa social de comércio justo que atua na promoção do acesso dos produtores aos mercados, dentro dos princípios do Comércio Justo, compartilham um estande na Feira de Comércio Justo, evento que acontece dentro da Cúpula.

“Como membros da Organização Mundial do Comércio Justo, Conexsus e Bio Fair Trade estão liderando o esforço para engajar a comunidade para atuar em favor dos biomas vulneráveis no Brasil. Nosso objetivo é articular e unir esforços com as demais organizações de Comércio Justo em todo o mundo para alavancar o Comércio Justo no Brasil e possibilitar o engajamento e adesão de novos produtores e o apoio de organizações dessa agenda”, defende Márcio Waked, Diretor Executivo da Bio Fair Trade.

Painel ‘Princípio 10 – Desempenho Ambiental’

Na quarta-feira (24/08), a organização participa ainda do painel ‘Princípio 10 – Desempenho Ambiental’, que irá discutir e oferecer soluções práticas para tornar empresas mais ambientalmente benéficas – maximizando o uso de matérias primas sustentáveis, vindas do comércio local; reduzindo o consumo de energia; e minimizando o impacto negativo no meio ambiente, sempre que possível.

Também participam do bate-papo Leida Rijnhout (Diretora Executiva da WFTO), Tamara Cobussen (Gerente do Sistema de Garantia da WFTO) e Nina Göntgen-Voss (Diretora de Sustentabilidade da Forto Logistic GmbH & Co. KG).

Para saber mais sobre a 16ª Cúpula Internacional de Comércio Justo, clique aqui (em inglês).