Conexsus participa da ‘Semana da Amazônia’ promovida pela Embaixada do Brasil em Berlim

Voltar para Notícias

Representada por seu diretor executivo interino, Marco van der Ree, a organização participou de dois painéis e contou com um estande no evento

A Embaixada do Brasil em Berlim, na Alemanha, promoveu entre os dias 11 e 15 de setembro a Semana da Amazônia (Amazonas–Woche, em alemão), evento multissetorial voltado para a discussão sobre os desafios enfrentados pela região amazônica e o papel que a cooperação internacional – especialmente com a Alemanha – pode ter na busca de soluções adequadas, justas e inclusivas.

A Conexsus esteve presente no simpósio e participou das discussões, representada por seu diretor executivo interino, Marco van der Ree. Em dois painéis da programação oficial do evento, a organização pôde apresentar um pouco do trabalho desenvolvido por ela no bioma amazônico nos últimos cinco anos.

Marco van der Ree (segundo da esquerda para a direita), diretor executivo interino da Conexsus, participa da Semana da Amazônia, em Berlim

Na terça-feira (12/09), segundo dia do evento, a organização participou do painel sobre Bioeconomia, onde defendeu a Bioeconomia como pedra angular do desenvolvimento sustentável da Amazônia. E encerrou a sua participação na quinta-feira (14/09), penúltimo dia da programação, no painel ‘Um mercado financeiro em evolução’, onde apresentou o financiamento misto e outros veículos financeiros de impacto como ferramentas para o desenvolvimento sustentável da região.

Para Marco van der Ree o evento foi um grande sucesso, atraindo o interesse de organizações governamentais, do setor privado e financeiro e da sociedade civil, e abrindo novas oportunidades de cooperação. “A Conexsus trouxe sua experiência e colaboração tanto para a discussão em torno do desafio de promover uma economia baseada no conceito de “floresta em pé”, quanto para os desafios de financiar esta nova economia com forte inclusão social e produtiva representada pelos negócios comunitários de impacto”, destaca.

Em conjunto com parceiros, a Conexsus contou também com um estande para a apresentação do trabalho do grupo e produtos da sociobioeconomia da Amazônia

Também durante o evento, a Conexsus – representada pelo consultor Alexandre Goulart – contou com um estande em conjunto com os parceiros do Idesam, Climate Ventures e Ecó Brasil, e com o apoio da GIZ – empresa federal alemã para cooperação técnica que atua no Brasil na promoção do desenvolvimento sustentável, para a apresentação do trabalho do grupo e produtos da sociobioeconomia da Amazônia.

“O evento superou as expectativas tanto em termos de participação qualificada do público, quanto em termos de parcerias construídas em torno de uma agenda de trabalho comum, estruturada a partir de três aspectos: parcerias comerciais, marco regulatório (ou como vencer as barreiras técnicas) e (apoio à políticas públicas em torno da Bioeconomia (com foco na questão social)”, avalia Alexandre.