Conexsus participa de Cúpula Internacional de Comércio Justo

Voltar para Notícias

A World Fair Trade Organization (WFTO), organização internacional que agrupa mais de 410 organizações de comércio justo, beneficiando quase 1 milhão de famílias em 76 países, realizou entre 16 e 20 de setembro, sua 15ª Cúpula Internacional de Comércio Justo.

A Conexsus – que obteve recentemente o status de Membro Provisório junto a esta família – esteve presente, juntando-se a ativistas e empreendedores sociais em busca de soluções pragmáticas através de novos mercados.

O evento contou com uma rica programação. Cerca de 30 sessões abordaram mecanismos de definição de pagamento justo até ferramentas de apoio à produção agrícola. Uso de mídias sociais, interface entre mercado de orgânicos e comércio justo também estiveram entre os temas.

Dentre os tópicos abordados, encontram-se também:

  • Design de produtos vis-a-vis mudanças climáticas
  • Cadeia de suprimentos de chocolate
  • Novos modelos para melhorar a renda de agricultores
  • Tendências de consumo ético
  • Mobilização e cooperação entre cooperativas e empresas de comércio justo
  • Trabalhando com Refugiados
  • Mercados on-line

Em Lima, também foi celebrada a diversidade de produtos do comércio justo. O espaço central da programação foi palco de um Market Place onde várias organizações puderam expor seus produtos e linhas de trabalho, encontrando compradores e criando novos relacionamentos comerciais. A Conexsus levou produtos de cooperativas e associações produtivas parceiras. Os vencedores do prêmio de design Muhammad também foram anunciados com uma etapa de seleção que se tornou viral no Facebook há algumas semanas.

Muitas sessões foram organizadas por parceiros do comércio justo, incluindo o movimento da economia social solidária, a OIT (Organização Internacional do Trabalho), o movimento cooperativo e a  ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados). Outras foram lideradas por membros da WFTO, como Shared Interest (finanças éticas), Zotter Chocolates (cadeia de valor do chocoalte), Allpa (cadeia de valor da alpaca) e Maggie’s Organics (orgânicos e comércio justo). Iniciativas da nova economia, como AvocadoStore e Transform Finance, trouxeram novas perspectivas nos mercados on-line e finanças sociais.

O dia 19 de setembro marcou a realização da Assembléia Geral da WFTO, onde se analisou a mudança do Princípio # 10 do Comércio Justo (respeito pelo meio ambiente) de forma a atualizá-lo em relação às mudanças climáticas. Uma nova presidente, a indiana Roopa Mehta, da empresa Sasha Association for Craft Producers, substituiu o italiano Rudi Dalvai, juntamente com os novos membros do conselho.

A Conexsus, em conjunto com as organizações parceiras do Brasil – Bio Fair Trade, Artesol e Parceria Social – comprometeu-se a participar ativamente da construção da Plataforma brasileira de comércio justo.