Conexsus participa de evento global com países do G20 sobre a transformação dos sistemas alimentares

Voltar para Notícias

O evento, realizado pela Confederação da Indústria Indiana, aconteceu em Nova Déli, e reuniu nomes do governo da Índia, organizações internacionais, indústria e negócios

Com o objetivo de engajar atores da indústria nos países do G20 para moldar o futuro dos sistemas alimentares, a Confederação da Indústria Indiana promoveu nos dias 20 a 21 de abril de 2023, em Nova Déli – capital da Índia, o evento Diálogo Global sobre “Transformação dos Sistemas Alimentares”.

A conferência reuniu representantes do governo da Índia, de organizações internacionais, da indústria e de negócios, além de pensadores de todo o mundo, para o compartilhamento de melhores práticas e modelos de implementação de novas iniciativas.

A Conexsus foi uma das organizações convidadas e participou virtualmente, representada por seu diretor executivo interino, Marco van der Ree, do painel ‘Prosperidade: trabalhando para modos de vida inclusivos’, realizado na última sexta-feira (21/04).

Marco van der Ree, diretor executivo interino da Conexsus, participa do painel ‘Prosperidade: trabalhando para modos de vida inclusivos’

A sessão plenária, que encerrou o segundo dia de evento, debateu os facilitadores para um sistema alimentar sensível ao gênero que capacite as comunidades agrícolas para melhores preços de realização para produtores, juntamente com preços estáveis ​​para os consumidores, permitindo um ecossistema próspero.

“Ficamos muito felizes de poder compartilhar no evento o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Conexsus nos últimos cinco anos, na construção de uma sociobioeconomia inclusiva no Brasil* [na Amazônia e demais biomas ameaçados], com manutenção da floresta em pé e inclusão produtiva extrativista, de agroflorestas e da agricultura familiar sustentável”, destaca Marco van der Ree.

Na ocasião, Marco reforçou ainda a importância do momento em que estamos vivendo, o qual classificou como um ponto de inflexão, e da importância do debate sobre soluções inovadoras para um futuro mais sustentável e justo, algo que a organização carrega em seu DNA. “A colaboração e aprendizagem global desses temas é fundamental para avançarmos a pauta da sustentabilidade dentro do contexto atual de mudanças climáticas”, defende. 

De modo geral, as sessões do evento se concentraram nos caminhos para a implementação da transformação do sistema alimentar para garantir a produção sustentável, segurança alimentar e nutrição da família global e delinearam prioridades e metas acionáveis ​​sob o guarda-chuva do G20, do qual a Índia é presidente até novembro de 2023.

O Grupo dos Vinte (G20) é o principal fórum de cooperação econômica internacional, e realizará a sua próxima cúpula em Nova Déli, ainda este ano, onde a agenda será aprofundada.

Para assistir a íntegra da participação da Conexsus (em inglês) no painel, clique aqui

*Atualmente, a Conexsus está conectada – a partir de suas iniciativas – a centenas de negócios comunitários, gerando impacto para mais de 20 milhões de produtores e suas famílias.