Conexsus participa de evento sobre Venture Philanthropy na Polônia

Voltar para Notícias

Conferência anual do European Venture Philanthropy Association é oportunidade de aprendizado que pode ser estendida à América Latina. Conexsus integra a primeira comitiva latino-americana

A 14ª conferência anual do EVPA foi realizada em Varsóvia, na Polônia

Aplicar princípios do capital de risco com fins filantrópicos é, de maneira geral, o objetivo da Venture Philanthropy (que pode ser traduzida para o português como “Filantropia de Risco”). O objetivo é oferecer, além de subsídios financeiros, investimento social – ou seja, apoio técnico e gerencial para garantir o desenvolvimento de negócios sociais sustentáveis em longo prazo. Estes novos formatos de investimento vêm se tornando uma importante alternativa para o desenvolvimento do empreendedorismo de impacto socioambiental e do ecossistema associado.

Integrar uma comitiva que poderá fomentar a Venture Philantropy na América Latina é o que motivou a participação da Conexsus – representada pela diretora de operações Carina Pimenta – na 14ª conferência anual do European Venture Philanthropy Association (EVPA), nos dias 29 e 30 de novembro em Varsóvia, na Polônia.

Considerado um dos maiores e mais significativos eventos do setor no mundo, a conferência reúne investidores sociais, empresas, organizações e agentes do poder público, criando um ambiente fundamental para que institutos e fundações possam orientar melhor suas atividades com foco em impacto social. No ano passado, o evento foi realizado em Oslo, na Noruega, e recebeu mais de 500 atores de 45 diferentes países.

Esse ano é a primeira vez que uma delegação latino-americana participa da conferência, com representantes de 20 entidades e empresas do Brasil, Colômbia, México e Peru, que se reuniram durante o evento e, em especial, no dia 29, em um espaço reservado para as discussões da delegação.

O objetivo principal, segundo Carina, é fomentar a criação de um capítulo da EVPA na América Latina. “O foco é criar um canal para mover o ecossistema de negócios sociais e sustentáveis, unindo-o aos sistemas financeiros capazes de catalisar a energia de quem busca promover o desenvolvimento sustentável, especialmente para cadeias sustentáveis de florestas aqui”, explica.

Comitiva latino-americana é formada por representantes de entidades e empresas de quatro países: Brasil, Colômbia, México e Peru.

Organizações como Fundo Vale, Fundação Boticário, GIFE, Instituto Humanize, SITAWI Finance for Good e Wright Capital Wealth Management, parceiras da Conexsus, também integram a comitiva. De acordo com a gerente de sustentabilidade do Instituto Humanize, Márcia Cortes, o evento oferece um importante espaço de diálogo com a delegação latino-americana. No entanto, o objetivo principal da comitiva deve ser a escuta e o aprendizado do trabalho da EVPA na Europa, para talvez seguir os passos no Brasil e no continente latino. “O principal ponto é conhecer mais o movimento de Venture Philanthropy e buscar informações sobre o que outros países estão fazendo, para entender se faz sentido trazer essa experiência para cá. Além disso, é importante fortalecer o tema dentro dos grupos existentes aqui”, avalia Márcia.

Com o tema “Novas fronteiras para impacto”, a conferência deste ano visa debater também soluções para os principais desafios sociais que a Europa enfrenta hoje, como a integração de imigrantes, mudanças climáticas, acesso a energias mais sustentáveis, desemprego, cuidados com a saúde da população e educação. Para mais informações, visite o site do evento: conference.evpa.eu.com.