Conexsus promove evento sobre certificação agroecológica para organizações de Rondônia e Baixo Tocantins (PA)

Voltar para Notícias

Na missão de fortalecer alternativas de desenvolvimento para os negócios comunitários da agricultura familiar e do extrativismo, a Conexsus promoveu na última quinta-feira (03/03), das 19h30 às 22h15 (horário de Brasília), o evento “Caminhos para certificação na Agroecologia: A dinâmica de grupos em OPAC’s e a experiência da rede Ecovida”.

O evento, que aconteceu de forma inteiramente virtual, reuniu cerca de 50 representantes de negócios comunitários dos ciclos de desenvolvimento da Conexsus em Rondônia e Baixo Tocantins (PA), além de parceiros locais (Unicafes – RO e APACC – Cametá) e ativadores da organização.

“Foi uma oportunidade valiosa de interação e intercâmbio entre os representantes dos negócios comunitários que participam das ações da Conexsus nesses territórios”, afirma Gielyzandra Silva, da equipe de Desenvolvimento de Negócios da Conexsus. “São organizações que estão passando por momentos semelhantes em relação ao interesse de se organizarem para conseguir a certificação orgânica de seus produtos extrativistas e da agricultura familiar”, destaca.

O encontro contou com a participação do Prof. Dr. Márcio Gonçalves, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Edson Garcia e Claudia Wolff da Rede Ecovida de Agroecologia, associação criada em 1998, a partir da necessidade de congregar forças e dar maior consistência política ao movimento agroecológico da agricultura familiar do Sul do Brasil.

Os ciclos de desenvolvimento de negócios comunitários em Rondônia e Baixo Tocantins (PA) buscam fortalecer alternativas de desenvolvimento para os negócios comunitários da agricultura familiar e do extrativismo, ao fomentar o uso de práticas produtivas sustentáveis, como a produção orgânica e agroecológica.

A iniciativa conta com o financiamento do UK PACT, programa de capacitação da carteira de Financiamento do Clima Internacional (ICF, na sigla em inglês) do Reino Unido, que visa desacelerar o avanço das mudanças climáticas e reduzir a pobreza.