Conexsus promove solenidade de assinaturas de contratos de crédito do Pronaf destinados ao Manejo de Mínimo Impacto de Açaizais Nativos no Marajó

Voltar para Notícias

Evento ocorreu no dia 23 de novembro, em Portel, e contou a presença do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Banco da Amazônia, Embrapa, Cooperativa Manejaí e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Essa semana a Conexsus desembarcou no município de Portel, na ilha do Marajó, no Pará, para promover a solenidade de assinaturas de contratos de crédito do Pronaf destinados ao Manejo de Mínimo Impacto de Açaizais Nativos no Marajó. O evento foi realizado em parceria com o Banco da Amazônia (BASA), e contou com a presença de representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), GIZ, Embrapa, Cooperativa Manejaí e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Desde julho de 2022, com o apoio dos ativadores locais da CrediAmbiental da Conexsus, cerca de 300 famílias portelenses acessaram o crédito no âmbito do Pronaf B, apoiando a agricultura familiar em quase R$ 1 milhão e fortalecendo a sociobioeconomia no país.

Para José Henrique Silva, Diretor de Financiamento, Proteção e Apoio à Inclusão Produtiva do MDA, o crédito aplicado para o manejo de mínimo impacto dos açaizais nativos, além de manter a floresta em pé, aumenta a produtividade e melhora a vida da comunidade: “A união desses esforços: Conexsus, o BASA e os agricultores familiares, faz com que o crédito chegue a mais agricultores familiares, particularmente com produtos da sociobiodiversidade, estimulando a produção sustentável e o crédito rural no âmbito do PRONAF, cumprindo bem esse papel”, afirma.

O líder da CrediAmbiental, Fernando Moretti, explica a importância do acesso ao crédito nas comunidades: “Ao longo desse ano foram quase 300 contratos assiandos. Destes, a maioria – quase 100%, estão acessando essa política pública pela primeira vez. Grande parte, quase metade, são mulheres que estão acessando esse crédito para fazer o manejo de mínimo impacto dos açaizais nativos, que aumenta a produtividade do açaizal, ao mesmo tempo que conserva a biodiversidade aqui do Marajó, tão importante para a Amazônia, para o Brasil e para o mundo”.

De acordo com Manoel Piedade, Gerente Executivo de Pessoa Física do Banco da Amazônia (BASA), a parceria entre a Conexsus e o BASA oportuniza não só o acesso ao crédito por parte dos ribeirinhos da região como “Torna as comunidades e pessoas mais dignas, gerando emprego e renda para suas famílias”.

Para Graça Corrêa, Presidente da Cooperativa Manejaí, o fortalecimento é primordial para que se tenha uma sociedade equilibrada e mais justa: “As famílias daqui sempre estiveram invisíveis no acesso ao crédito e às políticas públicas, mas, hoje, graças à parceria com a Conexsus e com o Banco da Amazônia, assinamos mais 20 créditos que deu impulso maior nas vidas da comunidade”.

Graça explica ainda que muitos agricultores acessaram o crédito pela primeira vez e, através dessa política de assistência técnica, de educação financeira e educação ambiental, o crédito – além da parte financeira, também fortalece o equilíbrio ambiental: “A gente busca fortalecer ainda mais a sociobioeconomia, a manutenção da biodiversidade e esse controle ambiental através do manejo do mínimo impacto, mas também aumentando a produtividade, gerando trabalho e renda, além da inclusão das crianças, dos adolescentes, da juventude, das mulheres e da família como um todo”.

CREDIAMBIENTAL

A CrediAmbiental, rede de ativadores socioambiental da Conexsus, é um programa que integra as abordagens de acesso a financiamento para os Negócios Comunitários e seus associados/cooperados. A Rede de Ativadores de Crédito da parceria Conexsus e Banco da Amazônia é inovadora porque é constituída por técnicos dos próprios territórios, vinculados aos Negócios Comunitários, prioriza as ações de educação financeira, gênero, melhoria do processo produtivo e utilização correta dos recursos dos financiamentos do Grupo “B” e de custeio agrícola do Pronaf, para o destravamento do crédito para as cadeias da sóciobioeconomia.

Esses profissionais, por sua vez, assessoram as famílias dos cooperados e dos territórios, com orientações técnicas para manejo e produção sustentáveis, diagnósticos das unidades de produção familiares e elaboração de projetos de crédito; e fazem o trabalho de educação financeira e acompanhamento da sua execução, garantindo a boa utilização do crédito e a adimplência.