Conexsus se torna membro efetivo da Organização Mundial do Comércio Justo

Voltar para Notícias

A organização se junta a uma rede de organizações comprometidas em melhorar os meios de subsistência de produtores de todo o mundo

O Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) acaba de se tornar o mais novo membro efetivo da Organização Mundial de Comércio Justo (WFTO, na sigla em inglês) [1]. Com esta adesão, a Conexsus torna-se uma “Organização de Suporte ao Comércio Justo”.

A WFTO é uma rede com mais de 400 organizações de 76 países – distribuídas entre produtores, compradores, organizações de apoio, redes e indivíduos – e lidera um movimento global para mudar o mundo através do comércio.

Estas organizações compartilham uma visão comum de um mundo no qual a justiça, a equidade e o desenvolvimento sustentável estão no centro das estruturas e práticas comerciais para que todos possam, por meio do seu trabalho, manter um meio de vida decente e digno, bem como desenvolver todo o seu potencial humano.

Ao aderir a um padrão mais elevado de responsabilidade – baseado em 10 Princípios e um Sistema de Garantia robusto e confiável – seus membros buscam promover garantias sociais, econômicas e ambientais como o trabalho decente e melhorias nos salários e rendas, o empoderamento de mulheres e a proteção dos direitos das crianças, a proteção do meio ambiente e da biodiversidade, além de envolver os cidadãos na construção de um mundo justo [2].

“Para ser membro da WFTO, uma empresa ou organização deve demonstrar que coloca as pessoas e o planeta em primeiro lugar em tudo o que faz”, destaca Fabiana Munhoz, líder de Acesso a Mercado da Conexsus. “Esses valores são intrínsecos ao trabalho da Conexsus, e estão na base da sua missão de ativar o ecossistema de negócios de impacto socioambiental, o que nos deixa muito felizes pelo reconhecimento.”

Além de reafirmar seu compromisso com os Princípios do Comércio Justo, a adesão visa promover o acesso a mercados com grupos comerciais nacionais e internacionais, incluindo o movimento da economia solidária, o movimento orgânico e especialmente com o Movimento de Cidades do Comércio Justo.

Através da construção de parcerias com outros membros da WFTO – representando profissionais de uma cadeia global de fornecimento que possuem profundo conhecimento, experiência e habilidades dos negócios – a Conexsus visa assim ampliar as perspectivas comerciais e de parcerias para os negócios comunitários brasileiros.

Comércio Justo

Segundo a WFTO, “Comércio Justo” é uma parceria comercial, baseada no diálogo, transparência e respeito, que busca maior equidade no comércio nacional e internacional.

O movimento do Comércio Justo contribui para o desenvolvimento sustentável, oferecendo melhores condições comerciais e assegurando os direitos de produtores e trabalhadores marginalizados – especialmente no Sul Global.

As organizações pautadas por esses princípios têm um compromisso claro com o ‘Comércio Justo’ como o núcleo principal de sua missão. Elas, apoiadas pelos consumidores, estão ativamente engajadas no apoio aos produtores, na conscientização e na defesa de mudanças nas regras e práticas do comércio convencional.

[1] https://wfto.com

[2] Para conhecer os 10 Princípios do Comércio Justo: https://wfto.com/our-fair-trade-system#10-principles-of-fair-trade