Conexsus, USAID e PPA selam parceria para desenvolver negócios comunitários de impacto socioambiental na Amazônia

Voltar para Notícias

Com duração de 3 anos, a iniciativa promoverá a qualificação da gestão e da capitalização de 100 negócios no bioma, além de apoio na ideação e concepção de soluções para ativação de seus ecossistemas regionais

Existe um futuro de oportunidades no campo e nas florestas, nas mãos de pequenos produtores e extrativistas. Esse ecossistema de negócios gera riqueza, conserva florestas e sustenta o planeta, mas ainda carece de apoio para se estruturar, ganhar escala e garantir viabilidade econômica que se traduza em impacto.

“Fortalecer o trabalho desenvolvido por estas organizações é essencial para a consolidação de cadeias da sociobiodiversidade que sejam social e economicamente inclusivas e ambientalmente responsáveis”, defende Pedro Frizo, Coordenador de Programas Socioambientais da Conexsus.

Pensando na importância dessas organizações para o desenvolvimento de uma economia resiliente na Amazônia, a Conexsus firmou parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) para o desenvolvimento de negócios comunitários mais sustentáveis na região.

“Um dos principais desafios para proteger a Amazônia e conservar a biodiversidade é fomentar alternativas econômicas sustentáveis para os 28 milhões de brasileiros que vivem na floresta. Acreditamos que um dos melhores caminhos para a conservação é trabalhar com o setor privado e promover o empreendedorismo. Iniciativas como essa com a Conexsus ajudam a criar as bases para que esses negócios se desenvolvam”, afirma Ted Gehr, diretor da USAID/Brasil.

Para a Gerente de Projetos da PPA, Juliana Simionato, “a presença de programas na Amazônia que atuem com negócios comunitários em estágio de ida a mercado e tração, como é o caso da Conexsus, é fundamental para o desenvolvimento de todo o ecossistema. Além do fortalecimento econômico e institucional desses negócios, por meio desta parceria, serão desenvolvidas ações estruturantes no território para articular os diversos atores ali presentes e fortalecer as cadeias de valor, gerando resultados perenes na conservação da biodiversidade e na melhora da qualidade de vida da população local”.

Com duração de 3 anos, a cooperação irá desenvolver 100 negócios comunitários de impacto socioambiental na Amazônia, através de soluções direcionadas à qualificação da sua gestão e capitalização, além de apoiar no mapeamento, ideação e concepção de soluções que contribuam para ativar os seus ecossistemas regionais de negócios, por meio de oficinas interativas e regionais, com ampla participação de negócios comunitários, instituições de apoio, governos e outros atores territoriais.

A iniciativa conta, ainda, com o apoio da Aliança Bioversity & CIAT e da Iniciativa Internacional Norueguesa para o Clima e Florestas (NICFI).

Sobre a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID)

É uma agência independente do governo federal dos Estados Unidos – a principal em desenvolvimento internacional no mundo – e um ator catalisador que impulsiona os resultados do desenvolvimento em diversas áreas, como mudanças climáticas, biodiversidade e segurança alimentar.

Sobre a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA)

A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma iniciativa de ação coletiva multissetorial que visa desenvolver e identificar soluções inovadoras e tangíveis para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia brasileira. Criada no final de 2017, a PPA busca alavancar investimentos de impacto socioambientais positivos na Amazônia brasileira, compartilhar boas práticas e fomentar parcerias inovadoras que integrem todos os setores da sociedade.