Conquistas e aprendizados: Conexsus lança Relatório de Atividades 2018/2019

Os dois primeiros anos de atuação da Conexsus foram de conquistas e aprendizados. Avançamos na ativação do ecossistema de negócios comunitários rurais e florestais, e na conservação de florestas e outros biomas, em uma série de ações conjuntas e colaborativas.

Mais de 1.000 negócios comunitários de impacto socioambiental foram mapeados em todo o Brasil, a partir do Desafio Conexsus, incubadora de soluções que proporcionou mais estrutura e rentabilidade para esses negócios, e representou um avanço em sua integração em cadeias produtivas mais justas e sustentáveis.

A partir do diagnóstico da maturidade dessas organizações, foram conduzidos ciclos de modelagem de negócios e jornadas de aceleração que promoveram, por meio de acompanhamento técnico e gerencial, o fortalecimento de mais de 50 negócios, que estão agora mais próximos da sustentabilidade financeira, socioambiental e gerencial.

Foram desenvolvidos ainda protótipos de instrumentos financeiros apropriados à realidade dos negócios comunitários sustentáveis, a partir da aproximação com agentes financeiros, e promovida a aproximação dessas organizações com o mercado, na figura de potenciais compradores de produtos da sociobiodiversidade, no movimento Negócios Pela Terra.

Essa trajetória está documentada no Relatório de Atividades 2018/2019 que a organização, em seu compromisso com a sociedade, torna agora público.

O relatório reconstitui esse trajeto, e também aponta os rumos para os próximos anos – que incluem investimento em tecnologia para disseminação do conhecimento, dinamização do mercado para estímulo de novos arranjos comerciais e o trabalho estruturante com instituições financeiras.

Para acessar o Relatório de Atividades 2018/2019 completo, clique aqui.