CrediAmbiental promove encontro de formação continuada de ativadores de crédito em Santarém (PA)

Voltar para Notícias

O evento, realizado no distrito de Alter do Chão, reuniu mais de 60 participantes entre os dias 18 e 20 de julho

A Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental da Conexsus (CrediAmbiental) reuniu entre os dias 18 e 20 de julho, em Alter do Chão (PA), suas ativadoras e ativadores de crédito socioambiental de toda a região amazônica para o 2º Encontro Presencial de Formação da AtivaCred.

Como explica Júlia de Marins, Analista de Desenvolvimento e Aprendizagem da Conexsus, “a iniciativa [AtivaCred] é uma formação continuada para a preparação das ativadoras e ativadores de crédito para a facilitação do acesso de extrativistas e pequenos produtores rurais ao crédito rural”.

Ativadoras e ativadores de crédito socioambiental da CrediAmbiental se reúnem em Alter do Chão (PA) para o 2º Encontro Presencial de Formação da AtivaCred

O evento reuniu mais de 60 participantes, entre ativadoras e ativadores de crédito socioambiental e dirigentes de negócios comunitários. E contou também com a participação de parceiros importantes, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Banco da Amazônia (BASA).

A programação foi pensada a partir de metodologias práticas e participativas, que proporcionaram dias de muito diálogo e aprendizado sobre temas como: introdução ao crédito rural; novo Plano Safra 2023/2024; diagnóstico das Unidades Familiares de Produção (UFPs); modelo conceitual da CrediAmbiental e parceria com o BASA; uso de tecnologia no trabalho do(a) ativador(a) de crédito; operacionalização do crédito por meio da esteira tradicional (planilhas) e pelo aplicativo BASA Digital; e educação financeira.

A programação foi pensada a partir de metodologias práticas e participativas, que proporcionaram dias de muito diálogo e aprendizado

Historicamente, o crédito rural na região amazônica, principalmente para as cadeias da bioeconomia, apresenta números muito baixos, o que demonstra a dificuldade de acesso dos povos e comunidades tradicionais, pescadores, agroextrativistas e agricultores familiares a financiamentos públicos, como o Pronaf. 

Segundo Ana Azevedo, ativadora de crédito da COOPERCAU, o encontro foi bastante proveitoso para aprofundar e atualizar o conhecimento sobre as normas e a operacionalização do crédito para avançar com as propostas de Pronaf Custeio Agrícola na cadeia do cacau. “O Pronaf Custeio Agrícola é extremamente importante para o cultivo do cacau, e esta oportunidade da parceria entre Conexsus e BASA nos dá esperança, além de ser fundamental para os produtores e para a nossa cooperativa”, afirma.

Para Fernando Moretti, líder da CredAmbiental, a parceria com o BASA é essencial para esse destravamento do crédito rural para as cadeias da sociobioeconomia na Amazônia. “O modelo inédito que construímos em parceria com o BASA permite o desenvolvimento de capacidades locais de técnicos dos próprios negócios comunitários, com formação, mentoria, bolsas e pagamento por resultados de originação, gerando um sistema sustentável de orientação técnica para produção, crédito, educação financeira e adimplência, geração de renda e melhora na oferta de produtos”, finaliza.

A programação do 2º Encontro Presencial de Formação da AtivaCred foi encerrada com chave de ouro pela realização do seminário ‘5 anos ativando conexões para a promoção de negócios comunitários na Amazônia’ (clique aqui para saber mais), segundo evento a celebrar a meia década de atividades da Conexsus.

Confira o que aconteceu no 2º Encontro de Formação AtivaCred no vídeo abaixo:

Sobre a CrediAmbiental

A Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental da Conexsus (CrediAmbiental) é um programa inovador que combina orientação técnica para produção sustentável e desenvolvimento de capacidades locais com financiamento crescente, via destravamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para melhoria da produção e aumento da renda das unidades familiares de produção (de extrativistas, comunidades tradicionais, pescadores e agricultores familiares) e a qualificação das atividades produtivas, em cadeias de valor sustentáveis, vinculadas a negócios comunitários (cooperativas ou associações de produtores). 

Sobre os(as) Ativadores(as) de Crédito

Por meio de capacitação técnica e financeira contínuas, a CrediAmbiental mobiliza redes locais de “Ativadoras e Ativadores de Crédito” – com formação de nível médio ou superior, da área das ciências agrárias, e com experiência nas cadeias da sociobiodiversidade, ligados aos negócios comunitários, que recebem apoio da Conexsus em sua formação, operacionalização, assessoria e mentoria, em parceria inédita com o Banco da Amazônia (BASA) para ampliação do crédito rural para as cadeias da bioeconomia.