CX na Mídia – Produtores de cacau do sul da Bahia tem mais de R$ 1 milhão em linha de crédito disponíveis

Voltar para Notícias

A região cacaueira do chamado Baixo Sul da Bahia, mais especificamente em Ituberá, até pouco tempo nunca havia conseguido acesso a um financiamento, devido ao atual endividamento dos produtores locais e, também, por um estigma que relaciona a possibilidade de novos créditos à criação de novas dívidas.

Para mudar este cenário e ajudar a desenvolver negócios comunitários, a Conexsus levou a Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental da Conexsus (CrediAmbiental) para o município, que enfrentava um cenário de crise na produção devido à uma doença fúngica, o que causou uma drástica queda nas receitas dos produtores locais, endividamento e, consequentemente, dificuldade em acessar crédito rural.

O resultado da execução do programa na região foi o desbloqueio inédito de um montante de R$1,6 milhão que serão utilizados para o custeio e investimento da produção agrícola de produtores locais, que contaram com o auxílio da Cooperativa Agropecuária do Baixo Sul da Bahia (Coopgeaf). O crédito, que irá beneficiar 21 famílias, foi liberado a partir de contratos acessados por meio do Pronaf e Pronamp. Na região, a Conexsus monitora e presta consultoria, atualmente, para mais de 600 famílias com potencial e interesse em acessar linhas de crédito.

O tema foi o assunto do mais recente episódio (#87) do podcast ‘Do Grão à Barra’, do portal Notícias Agrícolas. Dê o play para ver e ouvir Fernando Moretti, líder da CrediAmbiental, falando um pouco mais desse impacto alcançado no sul da Bahia: