Participaram da capacitação 15 cooperativas do Norte, Nordeste e Sudeste
O interesse crescente de consumidores no exterior por produtos da sociobiodiversidade brasileira é uma ótima oportunidade para os negócios comunitários expandirem os seus mercados.
Pensando nesse potencial, a Conexsus realizou entre os dias 29 e 30 agosto, em Belém (PA), uma oficina de exportação pensada justamente para a capacitação desses negócios.
“A realização da oficina foi uma grande oportunidade para mostrar que o caminho da exportação é possível para qualquer um que deseja acessar o mercado internacional. Com bom planejamento e bons parceiros, executar o plano de exportação já não é mais um sonho distante”, destaca Lara Ciari, do núcleo de Acesso a Mercados da Conexsus.
A iniciativa reuniu 15 cooperativas do Norte, Nordeste e Sudeste – localizadas na Amazônia e Mata Atlântica, os 2 maiores biomas do Brasil – em dois dias de muito aprendizado e troca de conhecimento sobre conceitos e tendências da exportação, oportunidades e como se preparar para exportar. Ao final, cada organização saiu com um plano de exportação para auxiliar em sua internacionalização.
“Foi extraordinária a oportunidade de participar da oficina. Agradecemos pela oportunidade de abrirmos novas janelas e vislumbrarmos novos horizontes de possibilidade. Estamos super conectados”, avalia Josivaldo Dias, Diretor Comercial da Bahia Cacau, umas das organizações que participaram da formação.
Dê o play no vídeo abaixo e confira como foram os dois dias da oficina de exportação:
A oficina foi realizada pela Conexsus, em parceria com o Agro.BR – projeto da CNA em parceria com a Apex-Brasil – e a Labcomex, e com o apoio do BID LAB e do Fundo Vale.