Uma nova forma de desenvolvimento econômico, pautada na sustentabilidade, se faz cada vez mais necessária. Dela, depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.
Pensando nisso, em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs aos seus países-membros uma nova agenda de desenvolvimento para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil para criar um futuro sustentável, de paz, dignidades e direitos para todas e todos.
Poucos países, no entanto, fizeram as mudanças necessárias para manter as promessas feitas na época da adoção da Agenda 2030. Conflitos, crise global do clima, violência de gênero e crescentes desigualdades estavam segurando os avanços. Foi então que, em 2019, líderes globais anunciaram a “Década de Ação”, como uma forma de acelerar o progresso global rumo ao desenvolvimento sustentável até 2030.
Dez anos. Esse é o prazo que os países-membros das Nações Unidas, incluindo o Brasil, têm para cumprir esse importante pacto global em favor do bem-estar humano e do planeta.
Para ajudar no cumprimento do acordo, foi traçado um plano com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.
São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. São alguns desses objetivos:
A Conexsus acredita nessa missão, e atua por um modelo cada vez mais sustentável, justo e inclusivo que gere renda, oportunidades e desenvolvimento para pequenos produtores e extrativistas da sociobiodiversidade, fortalecendo ao mesmo tempo a conservação dos ecossistemas naturais.
Para conferir na íntegra os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, clique aqui. Você também pode conhecer mais sobre a atuação da Conexsus, clicando aqui.
Este texto foi escrito a partir de material divulgado pelas Nações Unidas e com informações da Plataforma Agenda 2030.