Dia Nacional da Conservação do Solo: por que devemos cuidar desse recurso?

Voltar para Notícias

O solo é a chave para o desenvolvimento sustentável

O solo é um recurso natural valioso e essencial para a manutenção da biodiversidade, a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e para a bioeconomia. É o responsável por fornecer nutrientes e água para o crescimento de plantas, produção de alimentos e ainda serve como habitat para os animais e outros organismos. 

No entanto, é também um recurso finito e vulnerável à degradação. A monocultura, o desmatamento, a exploração excessiva e a contaminação são alguns dos fatores que contribuem para a sua perda de qualidade e comprometem sua capacidade produtiva.

Uma das maneiras mais eficazes de conservar o solo é por meio da agricultura sustentável, em especial aquela feita por negócios de base comunitária. Esse modelo de produção envolve o uso de práticas agrícolas que minimizem o impacto na terra, como a rotação de culturas sazonais, que reduzem a erosão e ajudam a manter a sua saúde.

Outra maneira de conservar o solo é por meio da gestão adequada da terra. Isso envolve a adoção de práticas que reduzem a sua compactação, como a utilização de máquinas agrícolas adequadas. A gestão consciente da terra também pode incluir a manutenção de áreas de vegetação nativa.

Negócios comunitários e a conservação do solo

Os negócios sustentáveis de base comunitária têm um papel importante na conservação do solo, pois podem ajudar a promover essas práticas agrícolas e de gestão da terra que reduzem os impactos e contribuem para sua preservação a longo prazo. A seguir, veja algumas maneiras como esses negócios podem contribuir para a conservação do solo:

Práticas agrícolas sustentáveis: Reduzem a erosão, melhoram sua fertilidade e aumentam a produtividade. Por exemplo, a adoção de técnicas de plantio direto, rotação de culturas e adubação orgânica pode ajudar a manter a saúde do solo e reduzir o uso de fertilizantes químicos.

Manejo adequado da terra: Promover a adoção de práticas de gestão da terra que reduzem a compactação do solo e aumentam sua capacidade de retenção de água. Isso pode incluir a utilização de máquinas agrícolas adequadas, o controle do tráfego de veículos e a preservação de áreas de vegetação nativa.

Preservação da biodiversidade: Mantêm a terra forte e saudável e promovem a coexistência harmoniosa entre as culturas agrícolas e a vida animal. Isso pode incluir a utilização de corredores ecológicos e a implementação de práticas de conservação de água.

Comércio justo: Parcerias com instituições e organizações que trabalham a promoção de ecossistemas sustentáveis para obter apoio na comercialização e oferta de produtos da sociobiodiversidade brasileira com o intuito de promover práticas sustentáveis. Saiba mais sobre o comércio justo aqui.

A Conexsus, por exemplo, tem a missão de fortalecer os negócios sustentáveis, principalmente os de base comunitária, por meio de assessorias, capacitações e acesso a recursos financeiros para desenvolver esses negócios que impactam diretamente na conservação dos recursos naturais.  

Por isso, no Brasil contamos com o Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado em 15 de abril, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação do solo para a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida das pessoas. É uma oportunidade para refletir sobre os usos desse recurso natural e sobre ações que possam contribuir para sua preservação. A conscientização e o engajamento da sociedade são fundamentais para a construção de um futuro sustentável e equilibrado.