Dionete e a excelência da gestão para um negócio comunitário

Voltar para Notícias

Se a gente fechar os olhos enquanto ouve Dionete Figueiredo falar, pode achar que está numa sala de aula de um grande MBA. Ela sabe tudo de gestão de negócios. Mas todo esse conhecimento tem um grande diferencial: ele é usado para tocar uma cooperativa que tem como objetivos principais o comércio justo e a preservação do Cerrado.

Dionete é gerente da Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com Base em Economia Solidária — COPABASE (@cooperativacopabase), fundada em 2008, no município de Arinos, noroeste de Minas Gerais. 

Situada na bacia do rio São Francisco, a cooperativa produz e vende para todo o país uma grande variedade de produtos: farinha de mandioca, açafrão, baru, polpas de frutas, colorífico, mel e açúcar mascavo — tudo isso produzido em três agroindústrias diferentes!

A Copabase se destaca pelo trabalho técnico desenvolvido junto aos produtores e extrativistas. Todo o processo é tocado com muito profissionalismo, rigor e foco na autonomia da cooperativa.

O fundo de crédito e a independência financeira

Em 2020, o acesso da Copabase ao Fundo Emergencial da Covid-19 foi fundamental para garantir a continuidade das atividades da cooperativa e minimizar as perdas com a pandemia. O plano de negócios que os membros da cooperativa fizeram em conjunto com a Conexsus deixou o projeto mais perto de se tornar autossustentável.

A existência da Copabase nas redondezas do Parque Nacional Grande Sertão Veredas garante renda para 150 cooperados, que ajudam a manter vivas as tradições, formas de vida e a paisagem desse lugar tão importante para a cultura brasileira. A Copabase faz a sua parte para que seus parceiros mantenham seus modos de vida e o Cerrado de pé, produtivo e preservado.

O mês da mulher na Conexsus

Durante todo o mês de março, contaremos histórias inspiradoras e transformadoras como as da Dionete. Acompanhe nosso site e nossas redes sociais para conhecer como os negócios sustentáveis são um espaço importante para o protagonismo feminino.