Em Belém (PA), Conexsus debate bioeconomia familiar e arranjos para uma economia sustentável em fórum da ABDE

Voltar para Notícias

O evento aconteceu em preparação para o 8º Fórum do Desenvolvimento da associação, que acontece em agosto, em Brasília (DF)

A Associação Brasileira do Desenvolvimento (ABDE), que reúne 30 instituições públicas e privadas de fomento, realizou no fim de junho (28/06), em Belém (PA), a terceira edição do Fórum Debate, ciclo preparatório para o 8º Fórum do Desenvolvimento da associação, que acontece em agosto, em Brasília (DF).

Com o tema central ‘Ecossistema Amazônia: Bioeconomia, inovação e agronegócio sustentável’, o evento regional contou com quatro mesas de debate que permearam assuntos como bioeconomia familiar e agronegócio sustentável. 

Em Belém (PA), Conexsus debate bioeconomia familiar e arranjos para uma economia sustentável em fórum da ABDE

Representada por Monika Röper, sua diretora de programas, a Conexsus participou da mesa intitulada ‘Bioeconomia familiar e arranjos produtivos para uma economia sustentável e justa’, onde foi debatido o papel da cooperação entre Sistema Nacional de Fomento (SNF), setores privado e público e atores locais para impulsionar o financiamento de investimentos em bioeconomia.

 “O evento propiciou trocas importantes entre agentes financeiros e de fomento sobre os novos cenários para a bioeconomia na Amazônia. E ficou claro que há muitas oportunidades de apoio e financiamento associadas ao enfrentamento da crise climática e ambiental”, destaca Monika. “As iniciativas da Conexsus se inserem nesse contexto, contribuindo ao grande desafio de viabilizar o acesso a estes recursos pelos protagonistas da sociobioeconomia na floresta, as comunidades amazônicas”, complementa. 

Também participaram da discussão Luz de Almeida, técnica em Gestão Pública na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Marcus Cardoso, chefe do departamento de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Barbara Brakarz, especialista sênior da Unidade da Amazônia do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A conversa foi moderada por Paulo Starke, superintendente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Para assistir o debate na íntegra, dê o play no vídeo abaixo:

Com informações da ABDE