Em Belém (PA), Conexsus se junta a diferentes atores para dialogar sobre a sustentabilidade na cadeia de valor do açaí da Amazônia

Voltar para Notícias

O encontro, realizado pela rede Diálogos Pró-Açaí – da qual a organização faz parte, foi pensado para apresentar soluções coletivas para a cadeia, debater ações de governo e práticas produtivas e disseminar experiências de sucesso

A produção de açaí no Brasil é de cerca de 1,7 milhão de toneladas por ano, com valor anual da produção estimado em R$ 6 bilhões (IBGE)

Como fomentar a produção de um açaí sustentável frente aos desafios da crescente demanda mundial pelo fruto? A questão norteou os debates durante o evento “Açaí: força da sociobioeconomia amazônica”, que aconteceu em Belém (PA) entre os dias 31 de maio e 2 de junho.

Realizado pela rede Diálogos Pró-Açaí, da qual a Conexsus faz parte, o evento foi pensado para apresentar soluções e promover ações coletivas entre diferentes elos da cadeia, debater ações de governo e práticas produtivas, disseminar experiências de sucesso e compartilhar informações técnicas e científicas para os desafios enfrentados pelo setor.

“Com a realização do evento temos a possibilidade de promover discussões cruciais para a cadeia do açaí, este que é um dos produtos do extrativismo mais importantes para fins alimentícios no Brasil, e um dos mais importantes para a bioeconomia da Amazônia”, destacou Tarcila Portugal, coordenadora geral substituta de Acesso e Conservação dos Biomas, Sociobiodiversidade e Bens Comuns do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

A crescente demanda mundial por açaí, fruto originário da região norte do Brasil, apresenta desafios para o setor produtivo e para o extrativismo da espécie. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a produção de açaí no Brasil é de cerca de 1,7 milhão de toneladas por ano, com valor anual da produção estimado em R$ 6 bilhões. 

Do ponto de vista social, o açaí é uma importante fonte de renda e essencial para a promoção da segurança alimentar das famílias que vivem na região amazônica. A cadeia envolve mais de 300 mil pessoas, incluindo mais de 150 mil famílias, sendo que mais de 200 empreendimentos comunitários (cooperativas, associações, agroindústrias) da agricultura familiar na Amazônia atuam diretamente com o fruto.

Fernando Moretti, coordenador da rede de ativadores de crédito socioambiental da Conexsus (CrediAmbiental), modera a mesa redonda ‘Financiando um açaí, de fato, sustentável’

A Conexsus, também uma das parceiras do evento, foi representada na ocasião por Fernando Moretti, coordenador da rede de ativadores de crédito socioambiental da Conexsus (CrediAmbiental), que moderou no último dia do encontro a mesa redonda ‘Financiando um açaí, de fato, sustentável’. 

Para Moretti, o acesso ao crédito para manejo dos açaizais nativos ainda é uma grande demanda por parte das populações agroextrativistas, por isso o grande interesse na mesa e a grande relevância do trabalho da CrediAmbiental e parceiros. “Com o crédito via Pronaf as famílias têm a possibilidade de aumentar as suas áreas manejadas, e consequentemente melhorar a produtividade de modo sustentável, contribuindo diretamente com o volume e qualidade do produto dos Negócios Comunitários”, defende.

Os Diálogos Pró-Açaí

A rede setorial multiatores Diálogos Pró-Açaí foi criada em 2018 para promover debate qualificado em prol do fortalecimento e da sustentabilidade desta importante cadeia da sociobiodiversidade. A iniciativa se originou do projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), contando com o apoio do Instituto Terroá. Atualmente, o projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor apoia a iniciativa. 

A rede tem como missão conectar, engajar e mobilizar atores-chave em prol do fortalecimento e desenvolvimento justo e sustentável da cadeia de valor do açaí, por meio da construção conjunta de recomendações e agendas intersetoriais. A iniciativa estimula parcerias, intercâmbios e trocas de experiências para oportunizar sinergias e enfrentar riscos comuns de forma coletiva, além de produzir estudos e eventos para a ampliação do conhecimento na expectativa de promover recomendações para a melhoria de políticas públicas e o fortalecimento do ambiente de negócios.

Saiba mais em https://www.dialogosproacai.org.br/.